A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: DADOS PRELIMINARES DE PESQUISAS BRASILEIRAS

  • Franciele Siqueira Radetzke
  • Roque Ismael da Costa Güllich
Palavras-chave: Pedagogia Universitária. Formação de professores. Desenvolvimento Profissional. Docência em Ciências.

Resumo

A temática da presente pesquisa problematiza o Ensino Superior (ES) tendo como recorte a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), uma vez que neste nível de ensino são construídas as bases que formam professores e constituem o fazer pedagógico da sala de aula na Educação Básica.  Tal investigação delineia-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Para a busca de dados investigou-se o Instituto Brasileiro de Informação e Tecnologia (IBICT) destacando-se Teses e Dissertações sobre a óptica dos principais enfoques da pesquisa, a saber: Docência/Educação/Ensino Superior; Pedagogia Universitária; Didática Superior e Docência Universitária. Foram destacadas 276 Dissertações e 240 Teses e desse montante recortadas 8 teses e 6 dissertações que se remetiam especificamente ao ES na área de CNT, com seguintes descritores: CNT; Ciências/Naturais/da Natureza/Biológicas; Biologia; Física e Química. O objetivo central da investigação foi o de alcançar uma visão panorâmica sobre o ES na área das CNT com olhar para as temáticas mais recorrentes, sendo elas: Identidade Profissional (6:14), Saberes Docentes (1:14), Prática Docente (7:14), Processos Formativos (2:14) e Concepções de Docência (2:14), no que também podemos destacar que alguns trabalhos acadêmicos (teses e dissertações) se remetiam a mais de uma temática. A produção dos resultados analisados a partir dos trabalhos remetem a trabalhos acadêmicos de 1996 a 2018. Os estudos acerca do ES na área de CNT têm sido desenvolvidos com maior intensidade nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Quanto às temáticas dos trabalhos analisados: i) em Processos Formativos destacamos a falta de ações de formação continuada com necessidade de atividades que possibilitem problematizar, vivenciar, refletir e pesquisar sobre a atividade docente; ii) sobre Identidade Profissional observamos o processo de construção de sujeitos como profissionais docentes problematizando desafios acerca do fazer pedagógico; iii) quanto aos Saberes Docentes são problematizados os saberes, conceitos e práticas mobilizados; iv)  em relação a Prática Docente são investigadas diferentes abordagens metodológicas desenvolvidas com o intuito de compreender suas potencialidades em contexto de ensino;  e, v) em Concepções de Docência estão discutidas as concepções acerca da docência implícita na formação dos professores universitários e seus reflexos na prática docente. As temáticas não são excludentes, pelo contrário se inter-relacionam ao retratarem compreensões de ensinar e de aprender indiciando o processo de reflexão e de formação continuada como modo de qualificar ações no ES e no Ensino de Ciências como um todo.

Publicado
2019-07-25