MAPEAMENTO DE UM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Textos de Divulgação Científica. Estratégia de Leitura. Formação de Professores.Resumo
O presente relato contempla uma estratégia de leitura de um Texto de Divulgação Científica (TDC) realizada no Componente Curricular (CCR) de Química para a Educação Básica, de um curso de licenciatura em Química do interior do Estado do Rio Grande do Sul. O uso de TDC tem sido apontado como aliado junto ao ensino de Ciências, pois traz em seu modo de escrita os conceitos científicos dialogados com exemplos do cotidiano. O TDC escolhido foi: Tudo isso vira Plástico, publicado na Revista Planeta e a estratégia de leitura adotada consistiu na realização do mapeamento do TDC. Tal mapeamento tem sido apontado por Ferreira e Queiroz (2011) como alternativa para qualificar o uso do TDC em contexto escolar, pois auxilia o professor na identificação de aspectos relevantes do texto. No mapeamento considera-se o conteúdo apresentado, sendo este subdividido em: a) conteúdos de Química (ou de outro componente curricular), de Fronteiras e Temas Transversais; b) Temática do texto, características da Ciência e contexto e, c) a forma do mesmo (a estrutura, a linguagem e os recursos visuais). A atividade foi desenvolvida com os licenciandos, matriculados no CCR de Química para a Educação Básica. A prática consistiu na apresentação do que é e como se faz o mapeamento, na leitura do TDC e, em seguida na divisão da turma em grupos para a elaboração do mapeamento. Quanto aos conteúdos específicos de Química foram destacados: Polímeros, Compostos Orgânicos, Química Verde e Propriedades físico-químicas dos materiais. No item Fronteiras, coube destaque para a Bioquímica, vida marinha e economia. Como Temas Transversais os licenciandos destacaram: reciclagem, sustentabilidade, educação ambiental e ecoeficiência. No que se refere à temática abordada nos textos aparecem os plásticos e a sustentabilidade. Para as características da atividade científica, os licenciandos apontaram a necessidade de estudos que promovam a diminuição do impacto ambiental a partir de inovações tecnológicas, com isso, trouxeram à tona questões controversas sobre a temática, considerando o contexto social, político e econômico frente ao uso, produção e descarte de plásticos. Sobre a forma do texto destacaram a sua estrutura dissertativa em tópicos; as imagens ilustrativas e; a linguagem foi considerada científica, porém de fácil entendimento, sendo um texto informativo apresenta os conceitos explicados com um diálogo de aspectos da nossa realidade. Isso possibilita qualificar o diálogo da química com o cotidiano tornando os conteúdos com significado. Dessa forma, consideramos, a importância de trazer para o contexto da formação inicial de professores o TDC, a fim de oportunizar aos professores em formação um olhar para esse modo de linguagem, tendo em vista, ampliar as formas e os instrumentos de leitura a serem levados em suas salas de aula com atenção para as fronteiras e os temas transversais que qualificam a abordagem do conteúdo químico.