TECNOLOGIAS DIGITAIS: Desafios impostos na formação de professores nas Escolas Públicas do Município de Panambi /RS

  • Sandra Elisabet B. Nonenmacher
  • Sirlei R. Koslowski
  • Camila Bataglin
Palavras-chave: Tecnologias Digitais. Educação. Formação.

Resumo

O tema vem refletir as tecnologias digitais no ambiente escolar, tencionando a imersão na cultura tecnocientífica, pois, vivemos a era do algoritmo, da inteligência artificial, da biotecnologia, da robótica, do poder da técnica e do encantamento pelas tecnologias digitais, sendo inseridos numa nova cultura e linguagem. Vidas de comunidades inteiras são compartilhadas, via espaço cibernético, ao qual muitas vezes os próprios integrantes não têm acesso e paralelamente sua identidade cultural se perde no mundo globalizado. O desafio apresentado ao gênero humano pelas tecnologias digitais é indubitavelmente muito maior do que qualquer outra invenção criada anteriormente pelos seres humanos. Nesse contexto, em que a perda da identidade dos sujeitos, por estar à mercê de códigos, induções e manipulações sociais, é uma inquietude da humanidade, cabe problematizar qual o espaço e o papel da escola e do conhecimento na contemporaneidade. Por acreditarmos que este é um tempo que exige a reflexão e o diálogo nos espaços escolares é que propomos encontros com professores de escolas de Educação Básica do município de Panambi/RS como possibilidade de organizar Comunidades Aprendentes. São os processos coletivos de estudo, diálogo e reflexão e a postura de professores pesquisadores da nossa prática que devem auxiliar na compreensão de como a escola se comporta diante deste cenário, enredado pelas tecnologias digitais para a construção de um sentido em relação ao mundo hiperconectado em que vivem os nossos alunos.

Publicado
2019-07-25