BIBLIOTECA EM AÇÃO: INICIAÇÃO CIENTÍFICA– APRENDENDO CIÊNCIAS

  • Polyana Foletto Prauchner
  • Diuly Fernanda Leite Vianna
  • Daniela Cristina Paulo d’Acampora

Resumo

A literatura aponta as bibliotecas como espaços com importante potencial para a formação dos indivíduos no contexto escolar, tendo como objetivo principal prepará-los para a sociedade da aprendizagem. O estudo pretende socializar através do projeto de ‘’Biblioteca em Ação: Iniciação Científica - Aprendendo Ciências’’ com a premissa de um processo educativo, cultural e científico articulando o ensino, a pesquisa e a extensão, envolvendo docentes, discentes e técnico-administrativos em educação através de ação voltada à comunidade, articulada e sensível às suas demandas. A ação foi idealizada almejando através dela despertar a curiosidade e aprofundar os conhecimentos dos alunos de 7º, 8º e 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João do município de Santo Augusto. Na primeira etapa os alunos conheceram e pesquisaram no acervo físico da biblioteca através do sistema Pergamum. A pesquisa virtual e em bases educacionais foram estimuladas e os alunos desafiados a sistematizar seus estudos em modelo de trabalho acadêmico minimamente estruturado baseado na ABNT. Na segunda etapa foram realizadas atividades nos laboratórios de Informática, Zoologia, Química e Alimentos. Além disso, os estudantes da educação básica participaram de diversas atividades, tais como: elaboração de um painel com esquemas e figuras; construção de Modelo Didático em Porcelana Fria e manuseio de exemplares de animais de diferentes filos. Também foi proporcionada vivências em uma oficina do projeto “estudar pra valer” na qual foi construída uma tabela de otimização de tempo para estudos. Desse modo, acredita-se que o as ações desenvolvidas sensibilizem e instiguem os alunos de forma lúdica e reflexiva para o ensino de Ciência e Biologia, com o subsídio da Biblioteca. Além de ter proporcionado uma participação muito efetiva dos estudantes, o desenvolvimento do projeto auxilia na criação de métodos de aprendizagem, tornando o âmbito escolar mais significativo, bem como, estimula professores a utilizar a pesquisa, e dinamização das metodologias, as quais acabam se tornando relevantes para a educação escolar, pois sempre estará preocupado com a realidade e os problemas locais.

Publicado
2019-07-25
Como Citar
PRAUCHNER, Polyana Foletto; VIANNA, Diuly Fernanda Leite; D’ACAMPORA, Daniela Cristina Paulo. BIBLIOTECA EM AÇÃO: INICIAÇÃO CIENTÍFICA– APRENDENDO CIÊNCIAS. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, [S.l.], v. 1, n. 1, jul. 2019. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enteci/article/view/11563>. Acesso em: 15 set. 2019.