A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO TRABALHO ENQUANTO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

  • Celso Augusto de Oliveira Cristofoli da Silva
  • Ricardo Antonio Rodrigues

Resumo

Saviani (2007) nos diz que o vínculo Educação e Trabalho é ontológico-histórico. Somente o homem trabalha e educa. Para sobreviver às intempéries da natureza o homem necessita aprender a desenvolver técnicas e habilidades para adaptar-se e modificar o meio natural, ou seja, desenvolver a sua humanidade. Neste processo também forma, porque transfere as técnicas desenvolvidas na produção da sua existência as gerações futuras, configurando assim um processo formativo. Desta forma, é imperativo o papel social que desempenha um professor para formar cidadãos críticos e que possuem um papel social importante na sociedade a partir da educação. Como Ramos (2008) nos aponta, os educandos devem compreender que somos seres de trabalho e que todos devemos atuar no mundo do trabalho com uma consciência emancipatória. Entretanto, para que esse docente seja capaz de abordar e trabalhar questões transformadoras na formação de um cidadão na perspectiva do trabalho enquanto princípio educativo, deve-se reconhecer que ele próprio deva possuir uma formação que lhe ofereça subsídios para estabelecer uma prática orientada nesse horizonte. Nesse sentido, o desenvolvimento desta pesquisa, que está sendo realizada no programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT em nível de mestrado profissional, tem como norte investigar situações pertinentes às práticas educativas na educação profissional e tecnológica e no ensino médio integrado. Para sistematizar a investigação, a metodologia será a pesquisa qualitativa através da pesquisa participante pelo fato do pesquisador encontrar-se imerso no ambiente a ser observado. Pretende-se aprofundar o estudo na relação entre educação integral e trabalho enquanto princípio educativo, buscando compreender como tais conceitos estão alinhados e presentes na prática educativa e nos processos de ensino aprendizagem dos sujeitos da pesquisa – professores e alunos do Instituto Federal do Paraná, Campus Foz do Iguaçu – na perspectiva de uma educação que se aproxima das bases conceituais que orientam a educação profissional e tecnológica. O resultado deste trabalho tem como objetivo a elaboração de um o produto educacional com aplicabilidade imediata, que partindo da análise dos dados tem como proposta um curso de formação para docentes em EPT organizada em módulos: a) Bases da EPT: Fundamentos epistemológicos da Educação e do Trabalho; b) Relação professor/aluno: pressupostos éticos e metodológicos. Assim sendo, partindo do trabalho enquanto princípio educativo, do conceito de práxis no desenvolver do trabalho pedagógico e dos aspectos alteridade e ética enquanto orientadores da relação do processo de ensino/aprendizagem no âmbito da educação profissional e tecnológica integrado ao ensino médio é caminhar para se praticar uma educação emancipatória.

Publicado
2019-07-25
Como Citar
DA SILVA, Celso Augusto de Oliveira Cristofoli; RODRIGUES, Ricardo Antonio. A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO A PARTIR DA PERSPECTIVA DO TRABALHO ENQUANTO PRINCÍPIO EDUCATIVO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, [S.l.], v. 1, n. 1, jul. 2019. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enteci/article/view/11561>. Acesso em: 21 set. 2019.