CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE O PROCESSO DE COMPOSTAGEM E OS BENEFÍCIOS AO MEIO AMBIENTE
Palavras-chave:
Sustentabilidade. Compostagem. Ensino de Ciências.Resumo
Este relato foi desenvolvido a parir de uma experiência vivenciada na disciplina Prática Pedagógica enquanto Componente Curricular (PeCC) III, do Curso de Licenciatura em Química, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Panambi, que teve como proposta desenvolver o ensino de química a partir do cotidiano dos estudantes. Frente a isso, elaborou-se um projeto intitulado “Sustentabilidade e Meio Ambiente”, visando a promoção da educação ambiental com crianças e adolescentes. Para o desenvolvimento desta atividade, a Escola Estadual Ensino Médio Pindorama do município de Panambi – RS, disponibilizou o ambiente escolar para a realização desse projeto com alunos do 9º (nono) ano do Ensino Fundamental, com idade entre quatorze e dezessete anos, na disciplina de Ciências da Natureza. Após a escolha da temática do projeto, as licenciandas realizaram a revisão bibliográfica acerca do tema e elaboração escrita do projeto. O projeto se desenvolveu em três momentos. No primeiro momento ocorreu a sensibilização dos estudantes acerca do cuidado que deve-se ter com o meio ambiente e aplicação do questionário, a fim de diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos envolvidos. Em um segundo momento, foram explanados os seguintes conteúdos: a importância da reciclagem de resíduos orgânicos, sustentabilidade e compostagem, diminuição dos impactos ambientais, resíduos que podem ser utilizados, como ocorre o processo de compostagem, fertilizantes do solo e seus benefícios às plantas e nutrientes. No último momento, juntamente com os alunos, realizou-se a produção de uma mini composteira, com o objetivo de demonstrar que é possível o reaproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos domiciliares, e que este pode ser transformado em fertilizante para o solo. Nesta atividade prática foi utilizado garrafa pet, areia e resíduos orgânicos coletados em casa. A mini composteira foi deixada na sala de aula para que os alunos acompanhassem o processo de transformação dos resíduos orgânicos em composto orgânico. Também, aplicou-se novamente o questionário, com vistas a verificar os conhecimentos aprendidos durante intervenção. Os questionários antes e após a intervenção foram analisados e constatou-se que a atividade desenvolvida contribuiu de forma significativa para os estudantes, pois observou-se que 87% dos estudantes apresentaram um desempenho satisfatório em relação ao tema abordado.