TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NAS AULAS DE CIÊNCIAS

  • Karine Rudek
  • Mariane Beatriz Karas
Palavras-chave: Texto de Divulgação Científica. Currículo. Ensino de Ciências.

Resumo

A temática central do presente trabalho é a leitura de Textos de Divulgação Científica (TDC’s) nas aulas de ciências. Parte-se do entendimento que os TDC’s auxiliam no processo da apropriação da linguagem científica qualificando com isso o aprendizado. A presente prática foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Afonso Rodrigues, interior do município de Salvador das Missões. O objetivo desta ação foi de usar a hora da leitura de forma a auxiliar nas aulas e Ciências, pensando na leitura de TDC’s sendo que estes apresentam um discurso cotidiano devido à presença de diferentes formas de contextualização, um vocabulário que torna o texto mais acessível ao público em geral, neste caso Ensino Fundamental. Fazendo com que os alunos se envolvessem na aquisição do vocabulário científico. Os TDC’s são considerados importante recurso didático, uma vez que abordam temas atuais de forma contextualizada, dinâmica e reveladora de alguns aspectos da natureza da atividade e da comunicação científica. Desta forma, pensando nas novas visões do ensino que objetivam a formação de cidadãos críticos e participantes na sociedade, os TDC’s complementam os materiais tradicionais como o livro didático, como uma opção didática a mais, uma nova estratégia de ensino para contextualização do conteúdo abordado criando relações entre os conceitos científicos e o cotidiano. Pensar no currículo é ir além do conteúdo, são todas as experiências e vivências alcançadas pelos professores em formação. A ação foi planejada durante a organização do material para o ano letivo. A proposta de inserir durante as aulas de Ciências a leitura de textos de divulgação cientifica, foi introduzida semanalmente da seguinte forma, uma das três horas aula com todas as turmas do Ensino Fundamental. Esta ação se mostrou de grande relevância para o Ensino de Ciências, os alunos apresentaram interesse pelas leituras e uma participação efetiva dos alunos nas socializações que realizávamos após as leituras, uma vez que relacionavam os assuntos com o cotidiano, favorecendo a troca de saberes. Usamos jornais locais, revistas científicas, artigos publicados em eventos entre tantos outros.  A proposta de uso de TDC’s associado às estratégias de leitura, mostrou ser um caminho viável para a valorização da leitura nas escolas, além de ser uma ponte entre os conteúdos científicos e temas relacionados ao cotidiano.  Grande potencializador para o desenvolvimento do hábito literário, favorecendo a formação de sujeitos-leitores. Vale destacar que os encontros dos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências ofertados pelo grupo de pesquisa GEPECIEM da Universidade Federal da Fronteira Sul de Cerro Largo, colaboram significativamente na formação continuada dos professores da região missioneira trazendo propostas para (re)pensar a ação docente.

Publicado
2019-07-25