AULA PRÁTICA SOBRE: O PROCESSO DE FILTRAÇÃO EM DIFERENTES TIPOS DE SOLO

  • Andressa Corcete Hartmann
  • Tainá Griep Maronn
  • Eliane Gonçalves Santos

Resumo

Nos dias de hoje, cada vez mais se faz necessário a utilização de diferentes recursos didáticos nas aulas de Ciências, para que os alunos aprendam com mais facilidade. A utilização de diferentes recursos didáticos têm grande relevância na aprendizagem dos alunos. Esta aula prática teve como objetivos proporcionar um melhor entendimento sobre os diferentes tipos de solo, também enfatizar a importância das aulas práticas para que os alunos tenham uma maior compreensão dos conteúdos abordados nas aulas de Ciências. O presente trabalho apresenta uma atividade prática sobre a permeabilidade do solo, desenvolvida com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, sendo proporcionada pelo componente curricular Estágio Supervisionado III: Ciências do Ensino Fundamental, em duas escolas distintas, sendo uma localizada na cidade de São Pedro do Butiá e a outra em Roque Gonzales. Para a realização dessa atividade os alunos foram divididos em grupos com 3 componentes, e posteriormente cada grupo utilizou 3 garrafa PET, em seguida estas foram cortadas ao meio e deixadas em forma de funil, posteriormente, foi tirado a tampa da garrafa e adicionado uma pequena quantidade de algodão. Subsequente a isso foi adicionado três tipos de solo em cada garrafa, os solos que utilizamos foram o arenoso, argiloso e o humífero, em uma garrafa, foi colocado os dois solos junto, em cima de cada amostra foi derramado um copo de água. A partir dessa atividade foi possível observar a movimentação da água pelos diferentes tipos de solo, assim como, realizar uma discussão porque em alguns solos a água passa com mais facilidade do que em outros. A partir desse experimento, também questionamos os alunos sobre qual é a importância das matas ciliares em nascentes e nas encostas dos rios. Esta atividade foi realizada com muito êxito e participação de todos os alunos, ao corrigirmos o relatório também percebemos que foi considerada válida para o entendimento dos alunos. Durante esta atividade identificamos ainda que os alunos ficaram curiosos para saber os resultados como também nos questionaram bastante durante a realização da mesma. As aula práticas se forem bem organizadas e planejadas são fundamentais para os processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos.

Publicado
2019-07-25
Como Citar
HARTMANN, Andressa Corcete; MARONN, Tainá Griep; SANTOS, Eliane Gonçalves. AULA PRÁTICA SOBRE: O PROCESSO DE FILTRAÇÃO EM DIFERENTES TIPOS DE SOLO. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, [S.l.], v. 1, n. 1, jul. 2019. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enteci/article/view/11555>. Acesso em: 15 set. 2019.