PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DE AVES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Avifauna, biodiversidade, exposição fotográfica, educação ambiental.Resumo
O ser humano necessita ter experiências em meio a natureza. Uma vida desconectada do mundo natural, podem levar a um conjunto de doenças físicas e mentais. Sendo assim, incluir atividades ligadas ao meio ambiente no processo escolar, melhora a capacidade de aprendizagem do aluno dentro do ensino. O presente resumo relata a experiência do projeto ‘’ENTRE NÓS’’ na Escola de Ensino Infantil Curumim, com a turma do Jardim A, localizada na cidade de Santa Rosa, noroeste do estado do Rio Grande do Sul. O nome “ENTRE NÓS’’ vem justamente da Exposição fotográfica das aves, abrangendo ao total 23 espécies nativas da região. A exposição carrega consigo o intuito de mostrar a grande biodiversidade da avifauna do noroeste do RS, que nos cerca e que muitas vezes passam despercebidas pelos leigos. Com este intuito, o objetivo principal foi ofertar a educação ambiental informal através da observação de aves, canalizando tais atividades, como vínculo da sustentabilidade e outros temas transversais que envolvem a temática ambiental para serem desenvolvidas ao longo do semestre. A fim de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças em suas infâncias, a escola pode estabelecer um ambiente onde a criança interaja e troque conhecimento a partir de sua realidade. Participaram do projeto o total de vinte crianças, na faixa etária de três anos, a metodologia das atividades foram todas adaptadas para serem desenvolvidas pela turma, sendo que as oficinas são oferecidas uma a cada quinze dias, no turno da tarde, com duração de aproximadamente 40 min cada uma. Os primeiros encontros foram realizados dentro da sala de aula, com finalidade de ter um maior envolvimento e estabelecer vínculos com a turma para ofertar as futuras práticas fora da sala. Assim, as crianças tiveram contato direto com diversos materiais relacionados a observação e identificação da avifauna: - guias de identificação, - vocalização das aves, - fotografia de tais espécies, - binóculos para observá-las no entorno da escola. Todas as aulas tiveram direcionamento básico a partir da problematização do “como observar”, que envolve o desenvolvimento integral da criança indo além do olhar, envolvendo a escuta, a atenção, a curiosidade, fazendo com que a criança se sinta inserida em meio a natureza, se sentindo pertencente tanto ao local, quanto com a atividade que está sendo realizada. As crianças também confeccionaram seus próprios instrumentos para a observação, como binóculos de materiais recicláveis, preparando-os para as futuras saídas a campo para realizar a observação de aves. Através da prática, as crianças analisaram os diferentes ambientes e os graus de impactos antrópicos que apresentam. Também observaram e compararam as espécies de aves que elas encontraram no entorno da escola e em um pequeno fragmento florestal próximo a mesma, podendo observar não somente a avifauna que ali habita, mas sim, a natureza como um todo. Portanto, este projeto oportunizou que as crianças desenvolvessem não só, apenas uma aproximação com a natureza, produzindo encantamentos e novos entendimentos de mundo, de uma forma simples, mas da coletividade e a importância de se trabalhar em equipe.