O USO DO MATERIAL CONCRETO E DA LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PARA O APRENDIZADO EM MATEMÁTICA

  • Cristiane da Silva Stamberg
  • Marilia Boessio Tex Vasconcellos
  • Rosélia Lutchemeyer
  • Sônia Scheleski

Resumo

Este trabalho relata as experiências relacionadas ao projeto de ensino desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha-Campus Santo Ângelo, as quais são propostas pedagógicas que visam auxiliar o aprendizado na disciplina de Matemática dos alunos, os quais encontram mais dificuldades nessa disciplina. O projeto de ensino tem como ponto inicial a construção de materiais concretos para contribuir nas dificuldades matemáticas dos alunos com baixo rendimento em relação aos conhecimentos matemáticos no contexto da educação básica, também a assistência exclusiva aos estudantes incluídos da instituição, empregando atividades com materiais concretos, proporcionando melhor entendimento dos conceitos e habilidades de raciocínio lógico, utilizando de jogos associados a disciplina, motivando os alunos a uma maior aprendizagem na parte prática e teórica da matemática com técnicas para a estimulação visual. A maior parte das nossas experiências são apresentadas através de informações visuais e materiais manipulativos. Com esse entendimento, o projeto na disciplina de Matemática, com atividades de materiais concretos o conhecimento da disciplina torna-se mais efetiva. Este projeto constitui-se numa estratégia didática, facilitadora do processo de ensino aprendizagem da disciplina. Sendo assim, as atividades pedagógicas contribuem com recursos que possibilitam colocar em prática ações educativas que, além do fazer pedagógico mais lúdico, permitem aos alunos a participação sempre de forma ativa, atribuindo maior significado aos conteúdos matemáticos, de forma simples e concisa. É fundamental a estimulação dos alunos com dificuldades de aprendizagem, nesse sentido, o grupo de professores que atuam no projeto, facilitam o conhecimento da área de matemática com a inserção de materiais diversificados, ajudando os alunos a vencer obstáculos em sua aprendizagem. Assim, acreditamos quem este projeto, possa aumentar a possibilidade de auxiliar o desenvolvimento dos estudantes, uma vez que o processo é mais rápido e mais próximo dos alunos que possuem dificuldades de aprendizagem. Esse projeto também desperta o interesse e auxilia a produção de conhecimentos mais ligados as dificuldades expressas pelos estudantes, trazendo de forma divertida o conhecimento e curiosidades da Matemática.

Publicado
2019-07-25
Como Citar
STAMBERG, Cristiane da Silva et al. O USO DO MATERIAL CONCRETO E DA LUDICIDADE COMO FERRAMENTAS PARA O APRENDIZADO EM MATEMÁTICA. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, [S.l.], v. 1, n. 1, jul. 2019. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enteci/article/view/11541>. Acesso em: 15 set. 2019.