PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NO CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS
Palavras-chave:
Aprendizagem. Integração. Projetos.Resumo
A Prática Profissional Integrada (PPI) nos cursos técnicos subsequentes visa agregar conhecimentos por meio da integração entre as disciplinas do curso, incentivando a pesquisa como princípio educativo e promovendo a interdisciplinaridade e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão através do incentivo a inovação tecnológica. No Curso Técnico em Alimentos Subsequente do Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa desenvolveu-se o projeto de PPI intitulado Desenvolvimento de Projeto Agroindustrial, com os alunos do quarto semestre do curso, integrando os componentes curriculares: Planejamento e Desenvolvimento de Projetos; e Desenvolvimento de Novos Produtos. Objetivou-se proporcionar aos alunos uma visão prática das etapas relacionadas à implantação de uma agroindústria, incluindo o desenvolvimento do produto a ser comercializado, fluxograma de processo, legislação, registro, análise do produto e análise financeira do projeto, buscando incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica através do desenvolvimento de novos produtos. Os professores apresentaram o projeto aos alunos no início do semestre letivo, explicando as etapas de desenvolvimento do mesmo. Inicialmente foram apresentados e desenvolvidos conhecimentos teóricos em cada componente curricular, embasando os alunos para a realização das atividades práticas propostas. A prática se constituiu na definição do tipo de produto a ser desenvolvido, devendo este atender a proposta de inovação, preocupando-se com o apelo nutricional/funcional do produto. A partir dessa definição, os alunos criaram três formulações para o produto, as quais foram produzidas no Laboratório de Alimentos, passando posteriormente por avaliação sensorial. Após o desenvolvimento do produto os alunos elaboraram o projeto de implantação de uma agroindústria para produção e venda do produto desenvolvido, levando em consideração a legislação vigente. O desenvolvimento do projeto de PPI permitiu a integração entre os componentes curriculares envolvidos no projeto, assim como a articulação entre todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. A PPI foi uma metodologia de
ensino importante para promover a aprendizagem da área técnica permitindo também
aos alunos adquirir habilidades relacionadas à raciocínio, desenvolvimento da
autonomia e da curiosidade intelectual, incluindo a investigação, a reflexão, a análise
crítica, a imaginação e a criatividade para desenvolver novos produtos, investigar
causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções
tecnológicas.