RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA REALIZADA NO 3º ANO DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Luciane Figueiredo Pokulat
  • George Rodrigo Souza Gonçalves
  • Rodrigo Luís Melz
  • Fernando de Cristo
  • Janine da Rosa Albarello

Palavras-chave:

Prática Profissional Integrada. Técnico em Informática. Plano de Negócios. Pitch.

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de Prática Profissional
Integrada – PPI – ocorrida, ao longo do ano de 2018, no terceiro ano do Curso Técnico
em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFFar - Campus FW. O objetivo do relato
é compartilhar uma proposta que, apesar de suas limitações, entendemos que foi
importante para contribuir com os objetivos do curso pelo fato de a PPI em questão
atentar ao perfil do egresso de um Técnico em Informática, aproximando-o do mundo
do trabalho. A PPI realizada integrou cinco diferentes disciplinas: Trabalho de
Conclusão de Curso (TCC), Tópicos Avançados em Informática, Língua Portuguesa e
Literatura Brasileira, Matemática e Empreendedorismo. Ao longo do terceiro ano, os
alunos do Técnico em Informática devem realizar um trabalho de conclusão de curso -
TCC – o qual consiste em desenvolver um produto relacionado aos conteúdos da área
técnica do curso. Partindo desse trabalho desenvolvido pelos professores da Tecnologia
da Informação, o professor de Empreendedorismo elencou todos os serviços e produtos
que haviam sido desenvolvidos pelos alunos, desafiando-os para que organizassem um
Plano de Negócio, a fim de comercializar o produto criado. Durante as aulas de Língua
Portuguesa, os alunos leram e refletiram sobre o processo composicional e temático de
um texto que se enquadra no gênero “Plano de Negócios”. Durante a construção do
Plano, foram realizados os cálculos de viabilidade econômica e detalhados os passos
para abertura de um empreendimento que visasse à comercialização dos itens
concebidos. Para a elaboração dos cálculos contou-se com os conhecimentos da
disciplina de Matemática. Os resultados foram apresentados em um texto gravado em
vídeo e reconhecido como Pitch, no qual os alunos tinham o tempo de 5 minutos para
apresentar o seu produto e explanar sobre a viabilidade econômica e importância social
do mesmo. O Pitch é um gênero de apresentação rápida concebido justamente para esse
contexto de demonstrar a ideia de negócio e o potencial financeiro, com o objetivo de
atrair sócios-investidores para essa proposta. Tanto os Planos de Negócio gerados
quanto os pitchs gravados foram avaliados pelos professores envolvidos no processo.
Quanto às limitações percebidas, destacamos o fato do engessamento do modelo
utilizado de Plano de Negócio, que restringiu a criatividade dos estudantes. Esse projeto
de PPI será reaplicado no ano letivo de 2019, prevendo uma maior liberdade de criação,
porém, mantendo os requisitos básicos esperados em um Plano de Negócio. Entre os
resultados obtidos destacam-se o alto grau de envolvimento dos alunos com a
metodologia proposta e o ganho substancial de conhecimento envolvido no processo de
transformar um trabalho de conclusão de curso em um plano de negócios. Destaca-se
também, a percepção da qualificação dos alunos, com habilidades adquiridas no
decorrer do curso, onde construíram uma formação integral com competências
necessárias para atuarem como Técnicos em Informática, compreendendo as demandas
da profissão, estando preparados para atuarem em suas realidades, explorando o uso das
tecnologias e recursos com responsabilidade social.

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Publicado

2019-07-23