O QUE ACONTECERIA SE AS ABELHAS FOSSEM EXTINTAS? PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO INTEGRADO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA

  • Neiva Maria Frizon Auler
  • Cilene da Silva Bettega

Resumo

No contexto do ensino de biologia, inserido nos currículos dos cursos de nível médio/integrados, ofertados pelos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica há uma série de desafios a serem superados tendo em vista que o mesmo tem se caracterizado ainda com um viés disciplinar e tecnicista. A forma fragmentada com que esses conteúdos de ensino são abordados limitam-se, na maioria das vezes, ao ensino de conceitos com a finalidade de cumprir currículos (vencer programas). A busca de temas/problemas vivenciados pela comunidade em que estão inseridos os estudantes, permeados pela por aquilo que Freire chama de diálogo e problematização, podem instrumentalizar a constituição de currículos em torno daquilo que o autor denominou de temas geradores, constituídos na maioria das vezes por problemas complexos, não abarcáveis pela fragmentação curricular. Assim, partindo de um questionamento com base na situação descrita, podemos trazer uma importante problematização. O que aconteceria se abelhas fossem extintas? A presente pesquisa, traz à tona a problemática envolvida no que aconteceria com meio natural caso as abelhas fossem extintas, a aproximação com a realidade se torna mais evidente quando fatos envolvendo a morte em grande quantidade destes insetos acorre dentro da territorialidade onde residimos, trabalhamos e estudamos, tratando-se do nosso meio natural. Outras questões ainda interferem nesta ocorrência, como o papel social dos indivíduos, a relevância e a influência da ciência e da tecnologia em torno destes acontecimentos, as causas e consequências na vida humana e no meio. O objetivo principal desta pesquisa se pauta em avaliar o processo educativo, no âmbito de um Curso Técnico Integrado em Agropecuária da EPT, estruturado em torno da temática polinização feita pelas abelhas e consequências de sua possível extinção. A metodologia conta com análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, ponto inicial da pesquisa, com vistas nas ementas das disciplinas em busca de articulações com o problema de pesquisa. Uma vez identificada a presença ou ausência destas, o próximo passo foi planejamento de atividades abrangendo os conteúdos (multidisciplinares) necessários para compreensão da temática e implementação destas junto aos estudantes (etapa da pesquisa ainda em andamento). A avaliação das atividades assim como do percurso contará com registros no diário de campo do pesquisador e dos estudantes participantes da pesquisa. Os registros serão submetidos à analise textual discursiva (ATD). O fechamento deste trabalho segue caminhos por hora indeterminados, mas que buscarão o redimensionamento das práticas propostas.

Publicado
2019-07-23
Como Citar
FRIZON AULER, Neiva Maria; BETTEGA, Cilene da Silva. O QUE ACONTECERIA SE AS ABELHAS FOSSEM EXTINTAS? PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO INTEGRADO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGICA. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, [S.l.], v. 1, n. 1, jul. 2019. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enteci/article/view/11504>. Acesso em: 21 set. 2019.