PRÁTICA PEDAGÓGICA INTEGRADA E SUAS POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM AGRICULTURA DO IFFar Campus Santo Ângelo

  • Maria Aparecida Lucca Paranhos
  • Carmen Smaniotto

Resumo

Este texto apresenta uma metodologia de ensino desenvolvida pelos Institutos Federais. Trata-se da Prática Profissional Integrada que consiste no desenvolvimento de uma ação pedagógica envolvendo disciplinas da área técnica e da área básica em torno de um tema. Neste caso, “Práticas agroecológicas para o manejo de insetos e plantas daninhas na horta do IFFar Campus Santo Ângelo”, desenvolvida com estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Agricultura Integrado ao Ensino Médio. A agroecologia é uma ciência que fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e tratamento de ecossistemas tanto produtivos quanto preservadores dos recursos naturais, e que sejam culturalmente sensíveis, socialmente justos e economicamente viáveis, proporcionando assim, um agroecossistema sustentável. O Curso Técnico em Agricultura do IFFAr Campus Santo Ângelo deve orientar suas práticas pelos princípios desta ciência. Para tanto, objetivou-se desenvolver conceitos e ações relacionados a práticas agroecológicas, possibilitando aos alunos a compreensão e o uso de técnicas para o manejo de insetos e plantas daninhas. A turma foi organizada em 6 grupos, com 5 alunos em cada grupo. Todos os alunos participaram do plantio e do manejo das hortaliças do início até o final do ciclo. Sob a orientação dos professores, buscaram controlar as pragas com defensivos alternativos, visando a uma agricultura sustentável de base agroecológica. Cada grupo aplicou uma técnica para o controle de insetos e plantas daninhas, acompanhando e registrando o ciclo do cultivo, por meio de imagens e relatórios. Os resultados demonstraram que os alunos desenvolveram uma postura investigativa e crítica diante das práticas, avaliando e posicionando-se sobre os resultados obtidos. Concluímos que essas ações interdisciplinares contribuem para a formação integral dos sujeitos, na perspectiva do Currículo integrado, em que as disciplinas das áreas técnica e básica se voltam para um mesmo objeto de estudo. Além disso, possibilitam a efetivação de comportamentos e posturas que estimulem a comunidade escolar na realização de atividades sustentáveis e que possam melhorar a qualidade de vida da comunidade, tendo como princípio a agroecologia.

Publicado
2019-07-23
Como Citar
PARANHOS, Maria Aparecida Lucca; SMANIOTTO, Carmen. PRÁTICA PEDAGÓGICA INTEGRADA E SUAS POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM AGRICULTURA DO IFFar Campus Santo Ângelo. II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, [S.l.], v. 1, n. 1, jul. 2019. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enteci/article/view/11501>. Acesso em: 21 set. 2019.