A REDAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA COMO RESULTADO DA PRÁTICA PROFISSIONAL INTEGRADA

  • Rita de Cássia Fumagalli IFFarroupilha
  • Marieli da Silva Marques IFFarroupilha
  • Andressa Falcade IFFarroupilha
Palavras-chave: Prática Profissional Integrada, Bacharelado em Agronomia, Projeto de Pesquisa

Resumo

A instituição da Prática Profissional Integrada (PPI) nos currículos dos cursos superiores do Instituto Federal Farroupilha é uma das formas de garantir a qualidade na formação de seus alunos. O objetivo da PPI é promover a integração entre a formação teórica e profissional e os componentes curriculares. Este trabalho, relata a experiência realizada no primeiro semestre de 2018 da primeira turma do curso superior de Bacharelado em Agronomia do IFFAR campus Santo Augusto. As disciplinas envolvidas foram Leitura e Produção Textual, Informática e Química Aplicada e o objetivo foi a redação de Projeto de Pesquisa sobre o tema água. A escolha do Projeto de Pesquisa justifica-se por conseguir integrar leitura, escrita e conhecimentos da língua; possibilitar a utilização de atividades diversificadas e diferentes suportes de exercícios; estimular a aprendizagem. Cada disciplina, dentro suas especificidades, contribuiu para o desenvolvimento da proposta e no final do semestre houve a apresentação dos projetos de pesquisa num seminário. No decorrer do semestre realizou-se trabalhos em grupo e várias práticas de produção textual. Verificou-se com isso o grau de dificuldade dos estudantes no desenvolvimento da mesma, constantes erros gramaticais e a desinformação a respeito de temas atuais. O que reforça a hipótese da ausência da prática da leitura e escrita, de um conhecimento prévio básico. Por outro lado, constatou-se um grande interesse e empenho por parte dos estudantes na realização das atividades.  Fato que se comprovou através da evolução da produção escrita dos estudantes, na linguagem, estrutura e desenvolvimento de argumentos. Levando em consideração que o texto além de apresentar uma boa estrutura, deve também conter argumentos convincentes, as aulas alternaram-se em exposições sobre a estruturação textual e exibição de áudio- visuais de temas da atualidade seguidos de debates sobre os mesmos.  Nesse sentido, a temática da água foi abordada numa visão integrada: importância da água para manutenção da vida; usos da água; política de gestão de recursos hídricos; padrões de qualidade; poluição e degradação dos recursos hídricos. Nas aulas de química estudou-se suas propriedades físico-químicas singulares, o porquê de ser considerada o solvente universal, a reação de autoionização da água, as formas de tratamento e purificação da água, etc. Além de aulas expositivas, artigos sobre a água e a exibição do documentário “Home”, seguido da produção de uma resenha sobre o mesmo, foram utilizados. Nas aulas de informática os estudantes colocaram em prática ferramentas de edição de textos, organização de apresentação em multimídia, a pesquisa na internet, política de acesso e uso de informações entre outras. A partir disso, os grupos escolheram um assunto relacionado ao tema água e escreveram um projeto de pesquisa. Dessa atividade, resultou 06 projetos que posteriormente foram apresentados em um seminário para toda a turma, além dos docentes envolvidos.

Publicado
2019-07-24