SAÚDE MENTAL E O CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPÇÕES DE UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  • Fabiane do Amaral Pacheco Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFFar
  • Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher IFFarroupilha Campus Panambi
Palavras-chave: Adolescentes. Saúde mental. Contexto escolar. Ensino Médio Integrado. Educação Profissional Técnica.

Resumo

Este trabalho de pesquisa tem como tema a saúde mental no contexto escolar.
A saúde mental de estudantes tem sido tema recorrente nas pesquisas, no entanto a
população adolescente, que tem registrado significativos índices de transtornos mentais,
não tem recebido a mesma atenção que os estudantes da graduação e da pós-graduação.
Submetidos às exigências da vida escolar e a fase adolescente, os alunos da Educação
Profissional e Tecnológica (EPT) podem estar submetidos a agentes estressores,
levando a situações de sofrimento/adoecimento mental. Por isso, esta pesquisa apresenta
como objetivo geral investigar as possíveis causas de sofrimento/adoecimento mental
relacionadas ao contexto escolar de estudantes dos cursos técnicos integrados da EPT a
fim de auxiliá-los no enfrentamento dessas dificuldades. Trata-se de um estudo
descritivo quanto ao objetivo e sua abordagem será qualitativa. A pesquisa, que deverá
ser desenvolvida durante o ano letivo de 2019, foi aprovada pelo Comitê de Ética em
Pesquisa do Instituto Federal Farroupilha e terá a coleta dos dados realizada no Campus
São Vicente do Sul do mesmo Instituto. O instrumento de coleta será um questionário
composto por questões mistas (fechadas e abertas) a ser respondido pelos estudantes das
turmas de terceiro ano do ensino médio integrado, nos cursos Técnico em
Administração, Técnico em Agropecuária e Técnico em Manutenção e Suporte em
Informática. A escolha pelas séries finais dos cursos técnicos motiva-se pela
possibilidade de avaliar as experiências dos estudantes ao longo de todo um ciclo, desde
o ingresso na instituição até a etapa final do curso. Concluída a coleta de dados, sua
análise será realizada por meio da análise de conteúdo. Embasando-se na reflexão sobre
a análise dos dados e visando atender um dos objetivos específicos da pesquisa, será
elaborado um produto educacional que possa ser disponibilizado a fim de auxiliar a
Instituição nas problemáticas relacionadas a saúde mental dos estudantes. Considerando
que os alunos se deparam com grandes desafios, responsabilidades e inseguranças, que
podem constituir-se como fatores de risco à sua saúde mental, durante a trajetória
estudantil na EPT, acredita-se que os benefícios desta pesquisa começam pelos indivíduos respondentes que terão, ao responder ao questionário, a oportunidade de compartilhar suas experiências escolares e os possíveis reflexos na sua saúde. Assim
como os benefícios se estendem a todos os estudantes dos cursos técnicos integrados,
quando a partir dos resultados da pesquisa poderão ser traçadas estratégias de
enfrentamento das dificuldades encontradas no contexto escolar que poderão ser causas
de sofrimento/adoecimento desses estudantes.

Biografia do Autor

Fabiane do Amaral Pacheco, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFFar

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IFFar

Publicado
2019-07-19