CURRÍCULO INTEGRADO, PROJETOS PEDAGÓGICOS E ENSINO MÉDIO INTEGRADO: o estado da arte no contexto dos mestrados
Palavras-chave:
Estado da Arte. Currículo Integrado. Projetos Pedagógicos. Ensino Médio Integrado.Resumo
Este trabalho nasceu a partir da elaboração do projeto de pesquisa de mestrado com o tema “Ensino Médio Integrado: as propostas pedagógicas dos cursos técnicos nos Institutos Federais da região Sul”. Para avaliar a relevância que essa pesquisa teria em termos de produção acadêmica, considerou-se a necessidade de um levantamento de dados referente ao estado da arte no universo dos mestrados acadêmicos e profissionais sobre o assunto em questão. Realizar esses levantamentos possibilita ao pesquisador uma visão mais ampla sobre seu campo de pesquisa, com um olhar sobre o que vem sendo produzido para um determinado tema. Este texto, portanto, trará os elementos provenientes de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que teve como objetivo principal verificar a produção acadêmica em nível de mestrado (acadêmico e profissional), que tivesse algum tipo de relação com a elaboração ou desenvolvimento de projetos pedagógicos para o ensino médio integrado e desenvolvimento do currículo integrado. Como instrumento de busca foi utilizado o Catálogo Nacional de Teses e Dissertações, da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (Capes). Para delimitar a pesquisa, foram utilizados os descritores “Currículo Integrado”, “Ensino Médio Integrado ao Técnico” e “Projetos Pedagógicos”, sendo considerados apenas os trabalhos defendidos nos anos de 2015 e 2016, últimos anos disponíveis para busca quando a pesquisa foi empreendida. Isso resultou em um total de oito dissertações, que foram analisadas uma a uma, trazendo uma série de contribuições e possibilitando uma visão sobre as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas em torno do tema. Com isso, destaca-se que não foram encontradas pesquisas que trouxessem orientações com relação à elaboração de projetos pedagógicos de curso para o ensino médio integrado, mas muitas podem contribuir nesse sentido a partir das reflexões que fazem sobre esses documentos, além de proporcionarem um olhar sobre como o currículo integrado vem sendo desenvolvido em diferentes instituições e em diversas regiões do país.