JÚRI SIMULADO: EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO IFRS – CAMPUS FARROUPILHA
Palavras-chave:
Currículo Integrado. Ensino Médio. Júri Simulado.Resumo
A presente comunicação tem como objetivo discorrer sobre uma experiência
de ensino realizada com turmas do Ensino Médio de um curso técnico na modalidade
integrada, o Júri Simulado. Trata-se de uma prática de ensino que se apresenta como
uma estratégia que possibilita a construção do conhecimento reflexivo e crítico através
do desenvolvimento da argumentação, do incentivo ao trabalho em equipe, criatividade
e ludicidade. Os alunos são divididos em três grupos, quais sejam, acusação, defesa e
jurados. Os grupos são definidos por sorteio e, nos grupos da Acusação e da Defesa são
indicadas duas testemunhas, além de advogado de defesa/promotor e um assistente para
cada caso. A formulação e socialização das ideias entre os componentes dos grupos são
realizadas após sua divisão. Cada grupo conta com professores orientadores que
auxiliam os grupos na pesquisa, definição de estratégias e construção dos argumentos. A
avaliação da atividade é feita de forma compartilhada com todos os docentes das áreas
proponentes da ação, bem como uma reflexão sobre a metodologia empregada com os
alunos participantes.
A atividade aqui descrita, ocorrida no IFRS – Campus Farroupilha, enseja romper com
um tipo de organização curricular tradicional das áreas do conhecimento procurando
articular uma visão mais abrangente e vinculada com a realidade, explorando a
concepção de currículo integrado como proposta que requer o abandono da
memorização e do ensino descolado da realidade social. Nesse sentido a discussão está
centrada nas vivências do aluno que participa do processo de elaboração do
conhecimento e se coloca como sujeito atuante e atento aos diversos fatores que
permeiam a realidade. A ação desenvolve-se há cinco anos, envolvendo professores de distintas áreas do
conhecimento e vem sendo aperfeiçoada, tendo em vista as avaliações realizadas com as
turmas participantes. Percebe-se que, para além dos temas desenvolvidos na atividade,
os alunos são instados a aperfeiçoar habilidades de trabalho em grupo, com foco na
cooperação e na autonomia na busca de conhecimentos que fundamentem seus
argumentos.