Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Iniciação Científica: compreendendo a importância da contextualização na construção do conhecimento de química.
Autores
Tassiéllen Antunes
Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus Bagé
Roberto Lima
Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus Bagé
Julia Eisenhardt de Mello
Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus Bagé
Juliane Ferreira
Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus Bagé
Santiago Cuadros
Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus Bagé
Gisele Brites Rodrigues
Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus Bagé
Débora Simone Figueredo Gay
Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus Bagé
Resumo
O PRESENTE TRABALHO FAZ PARTE DO PIBID, DESENVOLVIDO EM UM COLÉGIO ESTADUAL PARCEIRO DA UNIPAMPA, CAMPUS BAGÉ, NO QUAL BOLSISTAS DE QUÍMICA, PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SE ENVOLVEM NA PRODUÇÃO DE AULAS CONTEXTUALIZADAS AFIM DE DESPERTAR O INTERESSE, E QUALIFICAR A FORMAÇÃO DOS ALUNOS. NESTE AMBIENTE DISCUTE-SE A NECESSIDADE DA ASSOCIAÇÃO DOS CONTEÚDOS AO COTIDIANO DOS ALUNOS PARA PROMOVER AULAS QUALIFICADAS. BUSCOU-SE POR MEIO DE UMA PESQUISA DIRECIONADA AOS ALUNOS DO 8° ANO PERCEBER QUAIS SÃO SUAS CURIOSIDADES DENTRO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, TENDO COMO OBJETIVO DESPERTAR O INTERESSE NAS AULAS, FOI LANÇADA AOS ALUNOS A SEGUINTE PERGUNTA: “ O QUE VOCÊ GOSTARIA DE APRENDER NA DISCIPLINA DE QUÍMICA?” ESTA TORNOU-SE UMA PESQUISA REALIZADA PELOS BOLSISTAS, OBTENDO RESPOSTAS QUE POTENCIALIZARAM O PROJETO. TRATA-SE DE UM TRABALHO QUE AGREGA A TEMÁTICA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E O ESTUDO DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS PRESENTE NO COMPONENTE CURRICULAR PARA A APRENDIZAGEM ENQUANTO CAMPO EPISTÊMICO.