Iniciação Científica: compreendendo a importância da contextualização na construção do conhecimento de química.

  • Tassiéllen Antunes Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus Bagé
  • Roberto Lima Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus Bagé
  • Julia Eisenhardt de Mello Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus Bagé
  • Juliane Ferreira Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus Bagé
  • Santiago Cuadros Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus Bagé
  • Gisele Brites Rodrigues Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus Bagé
  • Débora Simone Figueredo Gay Universidade Federal do Pampa – Unipampa – Campus Bagé

Resumo

O PRESENTE TRABALHO FAZ PARTE DO PIBID, DESENVOLVIDO EM UM COLÉGIO ESTADUAL PARCEIRO DA UNIPAMPA, CAMPUS BAGÉ, NO QUAL BOLSISTAS DE QUÍMICA, PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO SE ENVOLVEM NA PRODUÇÃO DE AULAS CONTEXTUALIZADAS AFIM DE DESPERTAR O INTERESSE, E QUALIFICAR A FORMAÇÃO DOS ALUNOS. NESTE AMBIENTE DISCUTE-SE A NECESSIDADE DA ASSOCIAÇÃO DOS CONTEÚDOS AO COTIDIANO DOS ALUNOS PARA PROMOVER AULAS QUALIFICADAS. BUSCOU-SE POR MEIO DE UMA PESQUISA DIRECIONADA AOS ALUNOS DO 8° ANO PERCEBER QUAIS SÃO SUAS CURIOSIDADES DENTRO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, TENDO COMO OBJETIVO DESPERTAR O INTERESSE NAS AULAS, FOI LANÇADA AOS ALUNOS A SEGUINTE PERGUNTA: “ O QUE VOCÊ GOSTARIA DE APRENDER NA DISCIPLINA DE QUÍMICA?” ESTA TORNOU-SE UMA PESQUISA REALIZADA PELOS BOLSISTAS, OBTENDO RESPOSTAS QUE POTENCIALIZARAM O PROJETO. TRATA-SE DE UM TRABALHO QUE AGREGA A TEMÁTICA INICIAÇÃO CIENTÍFICA E O ESTUDO DOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS PRESENTE NO COMPONENTE CURRICULAR PARA A APRENDIZAGEM ENQUANTO CAMPO EPISTÊMICO.
Publicado
2013-10-03
Seção
Pôster