Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
Problematização: organizando a sala de aula de Ciências do Ensino Fundamental pela Educação Popular
Autores
Ana Laura Salcedo de Medeiros
Maria do Carmo Galiazzi
Resumo
Apresento a categoria problematização da investigação feita no mestrado em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde que expressa a ressignificação da sala de Ciências do Ensino Fundamental. A pesquisa narrativa com dados empíricos do registro em um blog diário das atividades que apontam a construção, desenvolvimento, aplicação e reflexão de uma Unidade de Aprendizagem (UA) com enfoque Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Esta UA foi desenvolvida em duas turmas de 8ª série, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cidade do Rio Grande, RS – CAIC. A Ua “Do que tudo é feito?” com o tema Gerador “Telefone Celular” abordou as questões históricas, científicas e de consumo. O registro num blog das atividades e do desenvolvimento da UA em sala de aula foi analisado pelo princípio da análise textual discursiva (Moraes e Galiazzi, 2007). As categorias emergentes apontaram para a planejação, problematização e reflexão que entrelaçaram a Unidade de Aprendizagem a Educação Popular.