Inserção ao Estudo de Ciências aos alunos do Ensino Fundamental por meio de uma nova didática multidisciplinar: Iniciação Científica e Aprendizado prático.

  • Cristina Klein Cremonese
  • Clairton Edinei dos Santos
  • Tanise Etges
  • Carla Heinrich
  • Luiz Fernando Klafke
  • Fabiana Heinen Schmitt
  • Rejane Dolores Scherer de Oliveira
  • Wolmar Alípio Severo Filho

Resumo

O ENSINO DA DISCIPLINA DE QUÍMICA, MUITAS VEZES, PERPASSA BARREIRAS EALCANÇA A MULTIDISCIPLINARIDADE. PROMOVIDO POR PROFISSIONAIS DE ÁREASDISTINTAS, QUE ABRANGEM A QUÍMICA, A BIOLOGIA E A ENGENHARIA AMBIENTAL, OAPRENDIZADO DE CUNHO AMBIENTAL E CIENTÍFICO, ALCANÇA, NO QUE DIZ RESPEITO ÀEXPERIMENTAÇÃO, UMA ESCOLA REGULAR E PARTICULAR DE ENSINO MÉDIO (EM),LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE VERA CRUZ. A PROPOSTA DA ESCOLA, FUNDAMENTADA NADIDÁTICA DA MULTIDISCIPLINARIDADE, INTRODUZ A INICIAÇÃO CIENTÍFICA COMO TEMAGERADOR DA FORMAÇÃO HUMANA E ENCAMINHA AS SÉRIES/ANOS INICIAIS NA PROPOSTADE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS VINCULADOS À PESQUISA E AO APRENDIZADO CIENTÍFICO– TEÓRICO E PRÁTICO. A TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (EF) REALIZOU UMPROJETO CIENTÍFICO COM FOCO NA CONSCIÊNCIA DA PRESERVAÇÃO DA ÁGUA E NAUTILIZAÇÃO DE ÁGUA POTÁVEL PARA CONSUMO. FOI DESENVOLVIDO UM TRABALHO DEPESQUISA, TEÓRICO, LÚDICO, ALICERÇADO NA PRÁTICA, COM A OBSERVAÇÃO DAPOLUIÇÃO DA ÁGUA ATRAVÉS DE MICROSCÓPIO ÓPTICO, EM LABORATÓRIO. OS ALUNOSOBSERVARAM OS MICRO-ORGANISMOS QUE PODEM CONTAMINAR A ÁGUAAPARENTEMENTE LIMPA E FORMARAM CONCLUSÕES QUE ENCAMINHARAM AOTRATAMENTO DA ÁGUA, EXPOSTO POR PROFISSIONAL DA ENGENHARIA AMBIENTAL.
Publicado
2013-10-02
Seção
Apresentação Oral