Estágio Supervisionado: uma etapa na construção da práxis docente.

  • Cinara Bonafé
  • Ademar Antonio Lauxen

Resumo

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL OPORTUNIZA AOSACADÊMICOS DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) A VIVÊNCIADA PRÁTICA PROFISSIONAL COMO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NATURAIS. SENDO ASSIM, O PRESENTE ARTIGOREFERE-SE AO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DESENVOLVIDO EM UMA TURMA DE 8ª SÉRIE/9º ANO DEUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL; TENDO COMO PROPOSTA PRINCIPAL O ENSINO DE CIÊNCIAS APARTIR DE SITUAÇÕES DE ESTUDO. O ESTÁGIO, ALÉM DE FAVORECER A FORMAÇÃO DA IDENTIDADEPROFISSIONAL DOCENTE, PERMITIU AVALIAR A INFLUÊNCIA DAS SITUAÇÕES DE ESTUDO NO PROCESSO DEENSINO E APRENDIZAGEM. DURANTE O ESTÁGIO FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE AS SITUAÇÕES DE ESTUDO SÃOVÁLIDAS, UMA VEZ QUE FICOU EVIDENTE A SIGNIFICAÇÃO OU RESSIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOSAOS ESTUDANTES, ABORDADOS A PARTIR DAS MESMAS.
Publicado
2013-10-02
Seção
Apresentação Oral