CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM NA INCLUSÃO SOCIAL DE DEFICIENTES VISUAIS

Autores

  • Maria Rosângela Silveira Ramos
  • Vanessa Piccinin da Rosa

Resumo

A inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais é um dos temas mais discutidos na atualidade, principalmente entre profissionais da área da educação. Embora haja investimento na formação docente, adequação arquitetônica em prédios escolares e recursos multimídias que contribuem no ensino/aprendizagem dos estudantes com deficiência visual, as políticas adotadas não garantem que a inclusão seja realizada dentro das instituições educacionais. No sentido de compreender as ferramentas e metodologias utilizadas na construção do conhecimento de alunos com necessidades especiais e colaborar durante esse processo, o Estágio Curricular Supervisionado em Espaços Educativos Não Escolares foi concretizado no Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) integrado ao Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul. Às 30 horas de estágio discorreram por meio do desenvolvimento de leituras complementares sobre educação inclusiva e acessibilidade, incluindo a construção de materiais pedagógicos adaptados entre outras ações executadas durante esse período.

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Publicado

2013-10-02

Edição

Seção

Apresentação Oral