Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
AS MODALIDADES DIDÁTICAS EM CIÊNCIAS/QUÍMICA: NADA DE MODISMO, QUEREMOS A SIGNIFICAÇÃO CONCEITUAL!
Autores
Kamila Maria Rudek
Rosangela Ines Matos Uhmann
Resumo
Os professores têm responsabilidade quando planejam situações, meios, Modalidades Didáticas (MD) e recursos para auxiliar na aprendizagem dos alunos. Para entender a questão fizemos uma pesquisa com 4 professores da Escola Básica a respeito das MD mais usadas, os limites e possibilidades presentes no contexto do ensino de Ciências/Química. Foram delineadas algumas MD como: a aula expositiva, leitura de texto, uso dos meios virtuais, trabalhos em grupo, dentre outros, com preferência a experimentação. Entendemos a necessidade de diversificar as MD com potencial para alavancar e melhorar o ensino de Ciências/Química na contemporaneidade.