AÇÃO PARA DESPERTAR O INTERESSE NO ENSINO DE QUÍMICA: “DIVIRTA-SE COM A TABELA PERIÓDICA”

  • Andressa Fischer
  • Camila Carvalho Souza
  • Fernanda Dorneles Gomes
  • Maria Aparecida Oliveira Moreira
  • Roberta Santos da Silva Coussirat
  • Vanessa Silva Silveira
  • Concetta Schifino Ferraro
  • Eduardo Fischli Laschuk

Resumo

CONSIDERANDO A FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS PELO ENSINO DE QUÍMICA QUE CONDUZ A DEFICIÊNCIA DE APRENDIZAGEM NESSA ÁREA, REPETÊNCIA E MUITAS VEZES A EVASÃO, ESTE TRABALHO TEVE O PROPÓSITO DE PLANEJAR E INVESTIGAR AÇÕES QUE SE CONTRAPÕEM A ESSA QUESTÃO. ACREDITA-SE QUE A CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DESSA DISCIPLINA EM NOSSAS VIDAS É FUNDAMENTAL PARA MINIMIZAR ESSE PROBLEMA E QUANTO MAIS CEDO FOR FEITO, MELHORES OS RESULTADOS OBTIDOS. POR ISSO, A POPULAÇÃO ALVO DESSE TRABALHO FORAM OS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL FLORINDA TUBINO SAMPAIO VINCULADA AO PIBID/QUÍMICA/PUCRS. O PLANEJAMENTO E A REALIZAÇÃO DESSA AÇÃO FOI FRUTO DE UMA PRODUÇÃO CONJUNTA ENTRE COORDENADORES DE ÁREA, PROFESSORA SUPERVISORA E “PIBIDIANOS”. PARA TANTO, REALIZARAM-SE ATIVIDADES COM CONTEÚDOS RELACIONADOS À VIDA DO ALUNO, TRAZENDO O MUNDO REAL PARA A SALA DE AULA, UTILIZANDO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO UMA ATIVIDADE LÚDICA INTITULADA “DIVIRTA-SE COM A TABELA PERIÓDICA”.
Publicado
2013-10-01
Seção
Apresentação Oral