Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
AÇÃO PARA DESPERTAR O INTERESSE NO ENSINO DE QUÍMICA: “DIVIRTA-SE COM A TABELA PERIÓDICA”
Autores
Andressa Fischer
Camila Carvalho Souza
Fernanda Dorneles Gomes
Maria Aparecida Oliveira Moreira
Roberta Santos da Silva Coussirat
Vanessa Silva Silveira
Concetta Schifino Ferraro
Eduardo Fischli Laschuk
Resumo
CONSIDERANDO A FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS PELO ENSINO DE QUÍMICA QUE CONDUZ A DEFICIÊNCIA DE APRENDIZAGEM NESSA ÁREA, REPETÊNCIA E MUITAS VEZES A EVASÃO, ESTE TRABALHO TEVE O PROPÓSITO DE PLANEJAR E INVESTIGAR AÇÕES QUE SE CONTRAPÕEM A ESSA QUESTÃO. ACREDITA-SE QUE A CONSCIENTIZAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DESSA DISCIPLINA EM NOSSAS VIDAS É FUNDAMENTAL PARA MINIMIZAR ESSE PROBLEMA E QUANTO MAIS CEDO FOR FEITO, MELHORES OS RESULTADOS OBTIDOS. POR ISSO, A POPULAÇÃO ALVO DESSE TRABALHO FORAM OS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL FLORINDA TUBINO SAMPAIO VINCULADA AO PIBID/QUÍMICA/PUCRS. O PLANEJAMENTO E A REALIZAÇÃO DESSA AÇÃO FOI FRUTO DE UMA PRODUÇÃO CONJUNTA ENTRE COORDENADORES DE ÁREA, PROFESSORA SUPERVISORA E “PIBIDIANOS”. PARA TANTO, REALIZARAM-SE ATIVIDADES COM CONTEÚDOS RELACIONADOS À VIDA DO ALUNO, TRAZENDO O MUNDO REAL PARA A SALA DE AULA, UTILIZANDO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO UMA ATIVIDADE LÚDICA INTITULADA “DIVIRTA-SE COM A TABELA PERIÓDICA”.