A Situação de Estudo no ensino de Ciências: uma alternativa para a superação do ensino disciplinar.

  • Karisa Mezzomo Trevizan
  • Edenise Pizzatto
  • Lairton Tres

Resumo

ESTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO DE ESTUDO (SE). DESCREVE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA, DESENVOLVIDA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS NATURAIS, REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA, LOCALIZADA NA CIDADE DE PARAÍ - RS, NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. UTILIZARAM-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA A ANÁLISE, ESTUDOS QUE DISCUTEM E DEFENDEM A RENOVAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR BASEADO NA PROPOSTA DA SE. VERIFICA-SE QUE A SE POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS DE FORMA CONTEXTUALIZADA, INTERDISCIPLINAR E A PARTIR DE SITUAÇÕES DE VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES, PERMITINDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONTEÚDOS E DESPERTANDO UM MAIOR INTERESSE E ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NAS AULAS.
Publicado
2013-10-01
Seção
Apresentação Oral