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IMPLANTAÇÃO DE TRECHO EXPERIMENTAL EM RODOVIA NÃO PAVIMENTADA PARA MELHORIA DE DESEMPENHO E TRAFEGABILIDADE - ESTUDO DE CASO DA ERS-162
Autores
Rodrigo Carazzo
UNIJUÍ
Tainara Kuyven
Fernanda Dresch
André Luiz Bock
Resumo
As estradas não pavimentadas representam grande importância na malha rodoviária, tanto no contexto Nacional, tendo em vista que apenas 12% das nossas estradas são pavimentadas, quanto no contexto Estadual e principalmente no Municipal no qual somam-se extensões e percentuais muito significativos e merecem atenção especial devido à sua importância para o trânsito de veículos leves e ao escoamento da produção agropecuária, transporte de insumos e deslocamento da população. Tem-se como objetivo principal deste artigo, fazer uma breve apresentação da implantação do trecho experimental, na rodovia não pavimentada ERS-162, entre os municípios de Santa Rosa e Guarani das Missões. No referido trecho foi empregado como técnica alternativa, para melhoria das condições de trafegabilidade, uma mistura de solo do subleito natural com agregados minerais, denominada de Solo-Agregado.