ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE TRATAMENTO POLIMÉRICO COM ADIÇÃO DE SÍLICA DE CASCA DE ARROZ NO COMPORTAMENTO À TRAÇÃO DIRETA DA FIBRA DE SISAL

  • Camila Vargas Cardoso UNIJUÍ
  • Emanuele Eichholz
  • Nadine Machado Ficher
  • Ederli Marangon

Resumo

Buscando incorporar materiais com melhores propriedades mecânicas aos compósitos cimentícios, foi estudada a aplicação de tratamento polimérico com adição de Sílica de Casca de Arroz à fibra de sisal. Assim, para o presente estudo foi avaliada a resistência à tração direta das fibras naturais e tratadas com 50 mm de comprimento. Na análise dos resultados, notou-se que o tratamento proposto não proporcionou alterações significativas à força de ruptura das fibras. Entretanto, foi possível observar que este promoveu uma maior homogeneidade na fibra, apresentando menor dispersão nos dados.
Publicado
2018-02-15
Como Citar
CARDOSO, Camila Vargas et al. ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DE TRATAMENTO POLIMÉRICO COM ADIÇÃO DE SÍLICA DE CASCA DE ARROZ NO COMPORTAMENTO À TRAÇÃO DIRETA DA FIBRA DE SISAL. CRICTE, [S.l.], fev. 2018. ISSN 2318-3438. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/cricte/article/view/8922>. Acesso em: 20 ago. 2019.
Seção
Engenharia Civil