ESTUDO DA ESTABILIZAÇÃO GRANULOMÉTRICA E QUÍMICA DE MATERIAL FRESADO COM ADIÇÃO DE CIMENTO PORTLAND PARA APLICAÇÃO EM CAMADAS DE PAVIMENTO

  • Plácido Jorge Dutra de Freitas Junior UNIJUÍ
  • Maurício Silveira dos Santos
  • Bruno Rodrigues Ribeiro

Resumo

Este estudo apresenta uma avaliação do desempenho da utilização de uma mistura de material fresado e agregados naturais para aplicação em camadas de base e sub-base de pavimentos flexíveis. O material fresado oriundo de serviços de restauração da BR-290 foi estabilizado granulometricamente com agregados virgens, de forma que se enquadrasse na faixa de serviço do DNIT 141 [1]. Na mistura foi realizado uma estabilização química com cimento Portland CP IV-32, com teores de 2%, 3,5% e 5% de cimento em peso em relação ao total da mistura. Após a composição da mistura, foram moldados corpos de prova e realizados ensaios de resistência a compressão simples, resistência a tração por compressão diametral e módulo de resiliência, com corpos de prova de diferentes períodos de cura. A análise dos resultados mostrou que a mistura com teor de 5% a 28 dias de cura alcançou as resistências prescritas em normas e literaturas existentes.

Publicado
2018-02-15
Como Citar
JUNIOR, Plácido Jorge Dutra de Freitas; DOS SANTOS, Maurício Silveira; RIBEIRO, Bruno Rodrigues. ESTUDO DA ESTABILIZAÇÃO GRANULOMÉTRICA E QUÍMICA DE MATERIAL FRESADO COM ADIÇÃO DE CIMENTO PORTLAND PARA APLICAÇÃO EM CAMADAS DE PAVIMENTO. CRICTE, [S.l.], fev. 2018. ISSN 2318-3438. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/cricte/article/view/8915>. Acesso em: 22 ago. 2019.
Seção
Engenharia Civil