COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DO CONCRETO COM A SUBSTITUIÇÃO DA AREIA PELA FIBRA DE PNEU EM RELAÇÃO À TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL E TRAÇÃO NA FLEXÃO

  • Giovanni dos Santos Batista UNIJUÍ
  • Júlia Regina Magni
  • Lucas Fernando Krug

Resumo

O concreto é o segundo item mais utilizado no mundo, perde apenas para a água. Sua grande utilização, faz com que a quantidade de recursos naturais seja muito explorada, causando desequilíbrio no meio ambiente. O pneu, é um resíduo que, se depositado incorretamente no meio acaba causando grandes impactos ambientais. Visando uma maior sustentabilidade, foi realizado o estudo do concreto com a substituição da areia pela fibra da borracha de pneu provinda da recapagem. Foi realizado a comparação do desempenho do concreto quando submetido à tração por compressão diametral e quando submetido à tração na flexão. Constatou-se que nas duas, no teor de 15%, as resistências obtidas foram as melhores.
Publicado
2018-02-15
Como Citar
BATISTA, Giovanni dos Santos; MAGNI, Júlia Regina; KRUG, Lucas Fernando. COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO DO CONCRETO COM A SUBSTITUIÇÃO DA AREIA PELA FIBRA DE PNEU EM RELAÇÃO À TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL E TRAÇÃO NA FLEXÃO. CRICTE, [S.l.], fev. 2018. ISSN 2318-3438. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/cricte/article/view/8905>. Acesso em: 16 set. 2019.
Seção
Engenharia Civil