ANÁLISE DAS PRAÇAS DA REPÚBLICA E DO BAIRRO STORCH: UM ENFOQUE NA ARBORIZAÇÃO E SEUS EFEITOS BENÉFICOS PARA A POPULAÇÃO EM GERAL

  • Évelyn Magalhães De Carli UNIJUÍ
  • Pedro Costa Beber Martins
  • Lucas Bertholdi Antenoff

Resumo

A arborização é o processo de plantação de árvores a fim de recuperar a exploração da madeira feita no passado. Ela é vista como uma forma de preservar o habitat e a extinção das espécies de animais e plantas, causadas pelo ser humano. Este processo, tende a demorar anos para ser concluído, o que se dá por alguns fatores como o tempo para crescimento das árvores até sua estatura adulta, que é considerável, na relação entre as árvores derrubadas e plantadas. Por sua vez, a arborização urbana é caracterizada principalmente pela plantação de árvores em praças, parques, nas calçadas de vias públicas e nas alamedas e se constitui hoje em dia uma das mais relevantes atividades da gestão urbana, devendo fazer parte dos planos, projetos e programas urbanísticos das cidades. O presente artigo trata de uma comparação de duas praças situadas na cidade de Ijuí no noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Serão analisadas, comparadas e discutidas as condicionantes da arborização em ambas as praças, além de seus efeitos benéficos para a população.

Publicado
2018-02-15
Como Citar
DE CARLI, Évelyn Magalhães; MARTINS, Pedro Costa Beber; ANTENOFF, Lucas Bertholdi. ANÁLISE DAS PRAÇAS DA REPÚBLICA E DO BAIRRO STORCH: UM ENFOQUE NA ARBORIZAÇÃO E SEUS EFEITOS BENÉFICOS PARA A POPULAÇÃO EM GERAL. CRICTE, [S.l.], fev. 2018. ISSN 2318-3438. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/cricte/article/view/8887>. Acesso em: 25 ago. 2019.
Seção
Engenharia Civil