ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS E DE SUSCEPTIBILIDADE A ENCHENTES DA SUB-BACIA DO ARROIO JARARACA – ALEGRETE/RS

  • Bruna Della Flora UNIJUÍ
  • Adriana Gindri Salbego

Resumo

Os estudos sobre a dinâmica natural e a vulnerabilidade ambiental em bacias hidrográficas podem ser feitos com caracterização morfométrica. Com isso, o trabalho em questão foi desenvolvido para fazer os levantamentos destas características na Sub-Bacia do Arroio Jararaca, no oeste do Rio Grande do sul, dentro do município de Alegrete, utilizando o ambiente SIG, como o software ArcGis 10.3 versão Educacional. Para isto, o estudo foi dividido da seguinte forma: características da rede de drenagem (área, perímetro, fator de forma, coeficiente de compacidade e conformação, comprimento do curso principal com ou sem sinuosidade, sinuosidade do curso principal do rio,  quantitativo de rios perenes e intermitentes dentro da sub-bacia, tempo de concentração e densidade de drenagem) e características do relevo (modelo numérico do terreno e declividade do curso principal).
Publicado
2018-02-15
Como Citar
DELLA FLORA, Bruna; SALBEGO, Adriana Gindri. ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS E DE SUSCEPTIBILIDADE A ENCHENTES DA SUB-BACIA DO ARROIO JARARACA – ALEGRETE/RS. CRICTE, [S.l.], fev. 2018. ISSN 2318-3438. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/cricte/article/view/8885>. Acesso em: 20 ago. 2019.
Seção
Engenharia Civil