Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS MORFOMÉTRICAS E DE SUSCEPTIBILIDADE A ENCHENTES DA SUB-BACIA DO ARROIO JARARACA – ALEGRETE/RS
Autores
Bruna Della Flora
UNIJUÍ
Adriana Gindri Salbego
Resumo
Os estudos sobre a dinâmica natural e a vulnerabilidade ambiental em bacias hidrográficas podem ser feitos com caracterização morfométrica. Com isso, o trabalho em questão foi desenvolvido para fazer os levantamentos destas características na Sub-Bacia do Arroio Jararaca, no oeste do Rio Grande do sul, dentro do município de Alegrete, utilizando o ambiente SIG, como o software ArcGis 10.3 versão Educacional. Para isto, o estudo foi dividido da seguinte forma: características da rede de drenagem (área, perímetro, fator de forma, coeficiente de compacidade e conformação, comprimento do curso principal com ou sem sinuosidade, sinuosidade do curso principal do rio, quantitativo de rios perenes e intermitentes dentro da sub-bacia, tempo de concentração e densidade de drenagem) e características do relevo (modelo numérico do terreno e declividade do curso principal).