ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA EM MISTURAS ASFÁLTICAS USINADAS À QUENTE: MÓDULO DE RESILIÊNCIA E TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL

Autores

  • Alessandra Caroline Moellmann Lautharte UNIJUÍ
  • Alessandra Ponciano
  • André Luiz Bock

Resumo

Os pavimentos rodoviários desenvolvem ao longo de sua vida útil uma série de patologias que colaboram para a diminuição de sua qualidade estrutural e funcional. Esta degradação é proveniente da ação do tráfego e das condições climáticas. A atuação diária e sazonal do clima não apenas implica alterações momentâneas na resposta estrutural dos pavimentos, como também e, principalmente, a modificação de propriedades dos materiais, o que resulta na degradação mais rápida das estruturas de pavimento, sob a ação combinada de clima e cargas atuantes. O objetivo da pesquisa foi analisar o comportamento mecânico de uma mistura asfáltica considerando as variações mínimas e máximas de temperatura. As relações entre deformabilidade elástica e resistência à tração foram analisadas através de ensaios de Módulo de resiliência e Resistência à tração nas temperaturas de 5ºC, 15ºC, 25ºC e 35ºC, utilizando uma mistura asfáltica usinada na região do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

Engenharia Civil