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ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA EM MISTURAS ASFÁLTICAS USINADAS À QUENTE: MÓDULO DE RESILIÊNCIA E TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL
Autores
Alessandra Caroline Moellmann Lautharte
UNIJUÍ
Alessandra Ponciano
André Luiz Bock
Resumo
Os pavimentos rodoviários desenvolvem ao longo de sua vida útil uma série de patologias que colaboram para a diminuição de sua qualidade estrutural e funcional. Esta degradação é proveniente da ação do tráfego e das condições climáticas. A atuação diária e sazonal do clima não apenas implica alterações momentâneas na resposta estrutural dos pavimentos, como também e, principalmente, a modificação de propriedades dos materiais, o que resulta na degradação mais rápida das estruturas de pavimento, sob a ação combinada de clima e cargas atuantes. O objetivo da pesquisa foi analisar o comportamento mecânico de uma mistura asfáltica considerando as variações mínimas e máximas de temperatura. As relações entre deformabilidade elástica e resistência à tração foram analisadas através de ensaios de Módulo de resiliência e Resistência à tração nas temperaturas de 5ºC, 15ºC, 25ºC e 35ºC, utilizando uma mistura asfáltica usinada na região do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.