PROJETO​ ​E​ ​DESENVOLVIMENTO​ ​DE​ ​LABORATÓRIO​ ​MÓVEL PARA​ ​MONITORAMENTO​ ​AMBIENTAL​ ​DOS​ ​NÍVEIS​ ​DE TEMPERATURA​ ​E​ ​UMIDADE​ ​BASEADO​ ​EM​ ​INTERNET​ ​DAS COISAS​ ​(IOT)

  • João​ ​ Antônio​ ​Sary UNIJUÍ
  • João​ ​Marcelo​ ​Casagrande​ ​ Adiers
  • Gabriele​ ​ Stüpp
  • André​ ​ Felipe​ ​ Zanella
  • André​ ​ Bellin​ ​ Mariano

Resumo

A cada dia mais os temas relacionados com danos ambientais e emissões estão sendo discutidos fora dos ambientes acadêmicos, já que as consequências da falta de preocupação com esses temas têm atingido a todos, impactando na qualidade e na expectativa de vida. Conhecendo a importância de tais discussões, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS), em parceria com o programa de extensão Ciência para Todos, buscou projetos fora da área da biologia, trazendo a engenharia para suas pesquisas desenvolvendo projetos interdisciplinares de dois laboratórios móveis, B1K3LABeLabmóvel,relacionados com o monitoramento da qualidade do ar através de diferentes abordagens e por conexão com o usuário através deconceitos de IoT(InternetofThings).Comarelaçãode
um meio de transporte tão frágil, como a bicicleta, com o trânsito, o B1K3LAB conta ainda com sensores para pesquisa ambiental, assim como o Labmóvel, estação meteorológica desenvolvida conjuntamente.


Publicado
2018-02-15
Como Citar
​SARY, João​ ​ Antônio​ et al. PROJETO​ ​E​ ​DESENVOLVIMENTO​ ​DE​ ​LABORATÓRIO​ ​MÓVEL PARA​ ​MONITORAMENTO​ ​AMBIENTAL​ ​DOS​ ​NÍVEIS​ ​DE TEMPERATURA​ ​E​ ​UMIDADE​ ​BASEADO​ ​EM​ ​INTERNET​ ​DAS COISAS​ ​(IOT). CRICTE, [S.l.], fev. 2018. ISSN 2318-3438. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/cricte/article/view/8856>. Acesso em: 16 set. 2019.
Seção
Engenharia Elétrica