DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA DIDÁTICA PARA DEMONSTRAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE DISPOSITIVOS ELÉTRIOS DE INSTALAÇÕES DE BAIXA TENSÃO

  • Odair José Iaronka UNIJUÍ
  • Aécio Lima de Oliveira

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma bancada didática para demonstração do funcionamento dos principais dispositivos de instalações elétricas de baixa tensão; ensaio de distúrbios elétricos como: choque elétrico, curto circuito e sobrecarga; e análise de desempenho de dispositivos de proteção. Em conjunto com o projeto da bancada, estão sendo desenvolvidas atividades junto aos alunos de 3° ano do ensino médio das escolas públicas de Cachoeira do Sul Liberato Salzano e João Neves da Fontoura. Estas atividades têm como objetivo, apresentar noções de sistemas elétricos de potência (SEP), dá-se esse nome ao conjunto das instalações e equipamentos que se destinam à geração (conversão de uma dada forma de energia em energia elétrica) e transmissão de energia elétrica, também serão abordados conhecimentos do funcionamento de dispositivos elétricos e instalações elétricas residenciais, e por último, conhecimentos de primeiros socorros e prevenção de acidentes envolvendo a eletricidade.
Publicado
2018-02-15
Como Citar
IARONKA, Odair José; DE OLIVEIRA, Aécio Lima. DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA DIDÁTICA PARA DEMONSTRAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE DISPOSITIVOS ELÉTRIOS DE INSTALAÇÕES DE BAIXA TENSÃO. CRICTE, [S.l.], fev. 2018. ISSN 2318-3438. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/cricte/article/view/8850>. Acesso em: 25 ago. 2019.
Seção
Engenharia Elétrica