Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
MONITORAMENTO AUTOMATIZADO DE PARÂMETROS NO CULTIVO DE MICROALGAS EM SISTEMAS FOTOAUTOTRÓFICO COM FOCO NA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS
Autores
Andressa Ruviaro Almeida
UNIJUÍ
André Bellin Mariano
Jardel Machado de Lima
Lee Vinagre Monteiro
Yuri Eduardo Mendes Gandin
Resumo
O desenvolvimento econômico e tecnológico acarreta em maior consumo de energia, aliado à isto está a preocupação de uma convivência saudável com o meio ambiente e da soma dessas necessidades, vêm a motivação para o estudo e desenvolvimento de fontes de energia sustentáveis. Visando este equilíbrio, uma das alternativas que o Núcleo de Pesquisas e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS) estuda é a produção de biocombustíveis através de microalgas. O cultivo ocorre por meio de um processo autotrófico realizado em duas partes, com estudos em laboratórios e em escala macro. Os parâmetros da produção estão intimamente relacionados aos parâmetros de crescimento das microalgas, ou seja, são analisados: pH, temperatura, luminosidade e densidade. Com o intuito de aprimorar os estudos e análises faz-se o monitoramento de tais grandezas. Uma das formas é através de um equipamento automatizado que está em desenvolvimento ainda em escala de laboratório para a realização dessa atividade.