ESTUDO DO IMPACTO DE SISTEMAS DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NA ESTABILIDADE ANGULAR DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA COM O SOFTWARE ANATEM

  • Marina Camponogara UNIJUÍ
  • Daniel Bernardon

Resumo

Diversos benefícios são inerentes aos sistemas de geração distribuída (GD), de forma que estes sejam considerados uma solução para a melhora dos sistemas elétricos de potência (SEPs). Entretanto, a inserção destas unidades exige modificações na rede que contemplem aspectos como a estabilidade angular. A fim de analisar os efeitos da presença de GD no sistema elétrico, foram realizadas simulações de contingências de grande porte em uma rede IEEE 14 Barras modificada, utilizando os softwares ANAREDE e ANATEM. Os resultados obtidos apontam um aumento no tempo crítico para redes que comportem unidades de GD, contribuindo para a estabilidade do sistema. Além disto, por se tratar de uma rede robusta, a perda de unidades geradoras causa desvios de frequência dentro dos níveis definidos pelos Procedimentos de Rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Publicado
2018-02-15
Como Citar
CAMPONOGARA, Marina; BERNARDON, Daniel. ESTUDO DO IMPACTO DE SISTEMAS DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NA ESTABILIDADE ANGULAR DE SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA COM O SOFTWARE ANATEM. CRICTE, [S.l.], fev. 2018. ISSN 2318-3438. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/cricte/article/view/8842>. Acesso em: 25 ago. 2019.
Seção
Engenharia Elétrica