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ESTUDO DE CASO DA TENSÃO ATUANTE EM ENGRENAGEM COM MASSA REDUZIDA PELO MÉTODO DE ELEMENTOS FINITOS
Autores
Renan Paz
UNIJUÍ
Guilherme Ribas
Bárbara Wilhelm
Resumo
A competição Baja SAE Brasil propõe a construção de um veículo off-road que deve resistir a provas como tração e velocidade em terrenos acidentados. O sistema que diferenciará uma equipe da outra, ditando qual obterá a maior pontuação, será o sistema de transmissão, mais especificamente o projeto da caixa de redução. A equipe URI Baja, pensando em um maior rendimento do veículo, optou pela diminuição de massa nas engrenagens da caixa de redução. Mas como esta redução de massa pode alterar a resistência deste componente? Para realização deste estudo utilizou-se o método de Elementos Finitos a fim de determinar a tensão máxima sofrida pelo material, uma vez que é aplicada uma força de 9,5 kN nos dentes da engrenagem, para que esta se mova. Observa-se, através da simulação, que mesmo com as reduções de massa, a engrenagem não irá falhar, uma vez que a tensão resultante será menor que a tensão de escoamento do aço AISI 8640, utilizado na fabricação das engrenagens.