Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utiliza-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MODELOS MATEMÁTICOS LEI DE PEUKERT ESTENDIDA E KIBAM UTILIZANDO PERFIS DE DESCARGA ESTATISTICAMENTE DIFERENTES
Autores
Odenis Alessi
UNIJUÍ
Vanessa Pansera
Airam Sausen
Paulo Sausen
Resumo
A modelagem matemática mostrase eficaz para predizer o tempo de vida de baterias de dispositivos móveis, e diversos são os modelos desenvolvidos para este fim. Neste sentido, foi realizado um estudo comparativo entre dois modelos: a Lei de Peukert estendida e o modelo KiBaM. Para isto, foram obtidos dados experimentais de oito baterias novas de Lítio Íon Polímero, a partir de uma plataforma de testes, considerando perfis de descarga constantes, e aplicou-se a Análise de Variância e o Teste Tukey nos dados, a fim de perceber diferenças estatísticas entre os perfis para posterior estimação dos parâmetros empíricos e validação dos modelos. Por fim, verificou-se que ambos modelos possuem boa acurácia, sendo que o modelo KiBaM mostrou-se o mais acurado, com erro médio de 2,39%, enquanto a Lei de Peukert estendida obteve erro médio de 2,52%.