ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MODELOS MATEMÁTICOS LEI DE PEUKERT ESTENDIDA E KIBAM UTILIZANDO PERFIS DE DESCARGA ESTATISTICAMENTE DIFERENTES

  • Odenis Alessi UNIJUÍ
  • Vanessa Pansera
  • Airam Sausen
  • Paulo Sausen

Resumo

A modelagem matemática mostrase eficaz para predizer o tempo de vida de baterias de dispositivos móveis, e diversos são os modelos desenvolvidos para este fim. Neste sentido, foi realizado um estudo comparativo entre dois modelos: a Lei de Peukert estendida e o modelo KiBaM. Para isto, foram obtidos dados experimentais de oito baterias novas de Lítio Íon Polímero, a partir de uma plataforma de testes, considerando perfis de descarga constantes, e aplicou-se a Análise de Variância e o Teste Tukey nos dados, a fim de perceber diferenças estatísticas entre os perfis para posterior estimação dos parâmetros empíricos e validação dos modelos. Por fim, verificou-se que ambos modelos possuem boa acurácia, sendo que o modelo KiBaM mostrou-se o mais acurado, com erro médio de 2,39%, enquanto a Lei de Peukert estendida obteve erro médio de 2,52%.
Publicado
2018-02-15
Como Citar
ALESSI, Odenis et al. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS MODELOS MATEMÁTICOS LEI DE PEUKERT ESTENDIDA E KIBAM UTILIZANDO PERFIS DE DESCARGA ESTATISTICAMENTE DIFERENTES. CRICTE, [S.l.], fev. 2018. ISSN 2318-3438. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/cricte/article/view/8756>. Acesso em: 25 jun. 2019.
Seção
Matemática