OPORTUNIDADE DE OFERECER MAIS A QUEM MAIS PRECISA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Claudete Teresinha Junges UNIJUI
  • Cleidiana Watte

Resumo

O presente texto é um relato de experiência analisado a partir de fundamentações teóricas, resultado da intenção de possibilitar maiores oportunidades a todos os estudantes de acessar a linguagem escrita e os conceitos básicos da matemática. A experiência está em andamento desde o ano de 2014, na rede municipal de ensino de Anchieta/SC e, consiste em aulas de apoio pedagógico no contraturno escolar para os estudantes, que a partir do 2º ano dos anos iniciais apresentam dificuldades na leitura, escrita e/ou compreensão dos conceitos básicos da matemática. Para a participação dos estudantes nas aulas de apoio é realizada uma avaliação criteriosa do nível de desenvolvimento dos estudantes. Percebemos a partir dos estudos da Psicologia histórico-cultural a possibilidade de todos aprender, desde que sejam realizadas mediações a partir do nível de desenvolvimento proximal dos estudantes e com processos de mediação qualificados.

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Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

Artigos Científico