LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 4 E 5 ANOS: O contato sistemático e significativo com práticas de leitura e de escrita

Autori

  • Danieli Sartori UNIJUI
  • Diessica Michelson Martins

Abstract

Vivemos em uma sociedade onde as crianças estão rodeadas de livros, ilustrações e letras, ou seja, o mundo letrado está presente desde os primeiros dias de vida e com isso podemos dizer que são vários os eventos de letramento que o sujeito participa ao longo de sua trajetória e são essas denominadas situações que nos influenciam a ser ou não leitores, pois, isso parte de uma instigação dos sujeitos que possuímos relações. O presente artigo propõe como objetivos compreender o mundo do letramento que vem sendo cada mais questionado pelos docentes, se baseando na história/concepções desse termo, as especificidades e de quais maneiras o professor deve apresentar e trabalhar o letramento na Educação Infantil. Enfatizando também a diferenciação entre letramento e alfabetização, apesar de esses termos se consolidarem no desenvolvimento do ser alfabetizado. Através destes objetivos, como resultados pretendemos qualificar a formação do professor atuante, fazendo com que se realize uma reflexão sobre a prática.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-02-15

Fascicolo

Sezione

Artigos Científico