O PIBID NA PRÁTICA DIÁRIA DA SALA DE AULA

Autores/as

  • Clarice Pires Trindade UNIJUI
  • Angela Dallafávera da Rosa
  • Lídia Inês Allebrandt

Resumen

Este relato traz apontamentos da experiência vivenciada por meio do PIBID/UNIJUI/CAPES (cujo programa completou, no ano de dois mil e dezessete, quatro anos de parceria com uma escola municipal da cidade de Ijuí), por uma bolsista do curso de Pedagogia, na turma do terceiro ano B, composta por vinte e quatro estudantes, residentes em bairros próximos à escola. São crianças de oito e nove anos que frequentam regularmente a escola, sendo que alguns fazem parte da jornada estendida oferecida no contra turno. Como o programa prevê a formação docente em contexto que exige o exercício da docência e constantes reflexões, a acadêmica foi desafiada, juntamente com a professora regente e a coordenadora do subprojeto, a elaborar um projeto e desenvolver em sala de aula durante dez dias, e garantir a participação das crianças na sua aprendizagem. Para tanto, o ano dividiu-se em dois momentos: no primeiro semestre, a bolsista pode conhecer a turma onde atuaria por intermédio da convivência e monitoria e também estabelecer vínculo com a professora, fortalecendo o relacionamento no grupo e contribuindo com sugestões que ajudam a enriquecer e potencializar a aprendizagem das crianças, sendo esse o maior objetivo na escola. No segundo momento, o desenvolvimento e análise dos resultados do projeto.

Publicado

2018-02-15