PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM RELATO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Suelen Suckel Celestino UNIJUI
  • Franciele Novaczy Kilpinski
  • Patrícia Nascimento Mattos

Abstract

Este trabalho pretende apresentar um projeto focado no letramento e na alfabetização de crianças da Educação Infantil, mais especificamente crianças com idade Pré-Escolar. Pretendemos com este relato mostrar a possibilidade de realizar um trabalho lúdico, voltado para o letramento, e que apresenta bons resultados na aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Ele está pautado nos escritos e estudos de Magda Soares, Emília Ferreiro e Ana Teberosky.
O que baseia a prática relatada é o fato de as crianças serem seres sociais e curiosos, que vivem em um mundo letrado e acabam desenvolvendo o anseio por se inserirem plenamente nesse mundo que lhes cerca. Nós educadores devemos proporcionar para elas meios de atingirem esse objetivo, proporcionando vivências em que possam realizar tentativas de leitura e escrita, levando em conta a bagagem que já possuem e realizando atividades que lhes desacomodem e possibilitem um avanço e crescimento.

Published

2018-02-15