A formação escolar de Jovens e Adultos no Contexto Prisional

Autores

  • Diego dos Santos Verri UNIJUI
  • Hedi Maria Luft

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar de que maneira ocorre a formação de jovens e adultos no contexto prisional a partir da prática docente. Para o estudo ocupou- se da analise in loco da experiência através da docência no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Agente Penitenciário Jair Fiorin localizado na Penitenciária Modulada de Ijuí e da analise de relatos por parte dos educandos. Os resultados obtidos derivam da necessidade de práticas pedagógicas direcionadas a educandos privados de liberdade pautadas no diálogo sobre a vivência de cada sujeito e o respeito a sua realidade. Os sujeitos são marcados por experiências e o partilhar destas situações faz com que o conhecimento e a cultura permaneçam vivos e assim o aprendizado pode ser compartilhado por todas as partes envolvidas no processo de ensino – aprendizagem. Mesmo se tratando de um espaço de muitos imprevistos, é fundamental considerar que a educação formal deve estar sendo uma das possibilidades de superação da situação vivida.

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Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

Artigos Científico