O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CONSTRUÍDO DE MANEIRA LÚDICA

Autores

  • Thaís Kinalski UNIJUI
  • Ana Cláudia de Luca Rossetto
  • Laércio Francesconi

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o brincar das crianças na Educação Infantil, suas capacidades de se expressar, imaginar, adquirir novos conhecimentos e se desenvolver. Foram realizadas pesquisas exploratórias através de levantamento bibliográfico fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de autores referente a este tema, investigando as crianças de Educação Infantil para identificar a qualidade do relacionamento com o ambiente físico e social ao brincar, conhecendo as atividades que desenvolvem as capacidades de raciocinar, julgar e argumentar, vivenciando experiências no ato da brincadeira e comparando as crianças em diferentes situações do brincar, o que desperta a curiosidade e o que amplia suas habilidades. Brincar é um direito das crianças garantido por lei. Brincar é muito mais que um momento de lazer para crianças, é uma importante forma de comunicação e expressão. É uma das linguagens mais importantes da criança, pois brincando ela consegue agir diretamente no ambiente, tornando-se mais eficaz em suas ações e conseguindo maior êxito, o que traz maiores satisfações pessoais.

Downloads

Publicado

2018-02-15

Edição

Seção

Artigos Científico