LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA CONSTRUÇÃO BRINCANTE E COMPARTILHADA

  • Carine Isabel Both Pinto UNIJUI
  • Thaís Pelet

Resumo

A Educação Infantil caracteriza-se como primeira etapa da educação básica. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação sua finalidade é “o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade” (Art. 29 – Lei nº 12.796, 2013). Assim, desempenha uma função educativa, porém com marcas bem distintas do ensino fundamental.
A proposta deste ensaio é refletir sobre o papel do educador como facilitador na aquisição da aprendizagem, proporcionando as crianças sua efetiva participação, tomando como base um estudo de caso, que traz uma experiência compartilhada, onde crianças e professora são parceiros na aventura de aprender, brincando de ler e escrever na Educação Infantil.

Publicado
2018-02-15
Como Citar
BOTH PINTO, Carine Isabel; PELET, Thaís. LER E ESCREVER NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA CONSTRUÇÃO BRINCANTE E COMPARTILHADA. Seminário Internacional de Alfabetização, [S.l.], fev. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/alfabetizacao/article/view/8715>. Acesso em: 17 ago. 2019.