APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NOS BEBÊS DO BERÇÁRIO A PARTIR DE VIVÊNCIAS COM CESTO DE TESOUROS

  • Loreni Beatriz Arnold Wildner UNIJUI
  • Maira Cristina Weber do Rosario
  • Lilia Cavalheiro Pinto Teichmann

Resumo

Este estudo procurou investigar e discutir a importância da vivência com o cesto de tesouros na aprendizagem e desenvolvimento dos bebês, com idade entre quatro meses e um ano, em uma turma de berçário,à luz da teoria de Goldschmied e Jackson (2006). O cesto de tesouros é uma abordagem pedagógica que trata do brincar baseado na exploração e na curiosidade dos pequenos. Através do cesto de tesouros com objetos não estruturados proporcionamos vivências que oportunizaram diferentes sensações de tato. O cesto também possibilitou vivências que modificaram a relação, o papel do adulto e do bebê, pois enquanto o bebê passa a ter mais autonomia para gerenciar suas descobertas, ao adulto cabe o olhar atento para as especificidades do sujeito infantil, se mantendo no campo visual e auditivo da criança, sustentando-a emocionalmente com sua presença, sem interromper ou intervir nas suas experiências.
Publicado
2018-02-15
Como Citar
ARNOLD WILDNER, Loreni Beatriz; WEBER DO ROSARIO, Maira Cristina; CAVALHEIRO PINTO TEICHMANN, Lilia. APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NOS BEBÊS DO BERÇÁRIO A PARTIR DE VIVÊNCIAS COM CESTO DE TESOUROS. Seminário Internacional de Alfabetização, [S.l.], fev. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/alfabetizacao/article/view/8627>. Acesso em: 18 jun. 2019.
Seção
Artigos Científico