OPORTUNIDADE DE OFERECER MAIS A QUEM MAIS PRECISA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

  • Claudete Teresinha Junges UNIJUI
  • Cleidiana Watte

Resumo

O presente texto é um relato de experiência analisado a partir de fundamentações teóricas, resultado da intenção de possibilitar maiores oportunidades a todos os estudantes de acessar a linguagem escrita e os conceitos básicos da matemática. A experiência está em andamento desde o ano de 2014, na rede municipal de ensino de Anchieta/SC e, consiste em aulas de apoio pedagógico no contraturno escolar para os estudantes, que a partir do 2º ano dos anos iniciais apresentam dificuldades na leitura, escrita e/ou compreensão dos conceitos básicos da matemática. Para a participação dos estudantes nas aulas de apoio é realizada uma avaliação criteriosa do nível de desenvolvimento dos estudantes. Percebemos a partir dos estudos da Psicologia histórico-cultural a possibilidade de todos aprender, desde que sejam realizadas mediações a partir do nível de desenvolvimento proximal dos estudantes e com processos de mediação qualificados.
Publicado
2018-02-15
Como Citar
JUNGES, Claudete Teresinha; WATTE, Cleidiana. OPORTUNIDADE DE OFERECER MAIS A QUEM MAIS PRECISA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Seminário Internacional de Alfabetização, [S.l.], fev. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/alfabetizacao/article/view/8626>. Acesso em: 17 ago. 2019.
Seção
Artigos Científico