O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CONSTRUÍDO DE MANEIRA LÚDICA

  • Thaís Kinalski UNIJUI
  • Ana Cláudia de Luca Rossetto
  • Laércio Francesconi

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o brincar das crianças na Educação Infantil, suas capacidades de se expressar, imaginar, adquirir novos conhecimentos e se desenvolver. Foram realizadas pesquisas exploratórias através de levantamento bibliográfico fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de autores referente a este tema, investigando as crianças de Educação Infantil para identificar a qualidade do relacionamento com o ambiente físico e social ao brincar, conhecendo as atividades que desenvolvem as capacidades de raciocinar, julgar e argumentar, vivenciando experiências no ato da brincadeira e comparando as crianças em diferentes situações do brincar, o que desperta a curiosidade e o que amplia suas habilidades. Brincar é um direito das crianças garantido por lei. Brincar é muito mais que um momento de lazer para crianças, é uma importante forma de comunicação e expressão. É uma das linguagens mais importantes da criança, pois brincando ela consegue agir diretamente no ambiente, tornando-se mais eficaz em suas ações e conseguindo maior êxito, o que traz maiores satisfações pessoais.
Publicado
2018-02-15
Como Citar
KINALSKI, Thaís; DE LUCA ROSSETTO, Ana Cláudia; FRANCESCONI, Laércio. O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CONSTRUÍDO DE MANEIRA LÚDICA. Seminário Internacional de Alfabetização, [S.l.], fev. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/alfabetizacao/article/view/8615>. Acesso em: 18 jun. 2019.
Seção
Artigos Científico