LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 4 E 5 ANOS: O contato sistemático e significativo com práticas de leitura e de escrita

  • Danieli Sartori UNIJUI
  • Diessica Michelson Martins

Resumo

Vivemos em uma sociedade onde as crianças estão rodeadas de livros, ilustrações e letras, ou seja, o mundo letrado está presente desde os primeiros dias de vida e com isso podemos dizer que são vários os eventos de letramento que o sujeito participa ao longo de sua trajetória e são essas denominadas situações que nos influenciam a ser ou não leitores, pois, isso parte de uma instigação dos sujeitos que possuímos relações. O presente artigo propõe como objetivos compreender o mundo do letramento que vem sendo cada mais questionado pelos docentes, se baseando na história/concepções desse termo, as especificidades e de quais maneiras o professor deve apresentar e trabalhar o letramento na Educação Infantil. Enfatizando também a diferenciação entre letramento e alfabetização, apesar de esses termos se consolidarem no desenvolvimento do ser alfabetizado. Através destes objetivos, como resultados pretendemos qualificar a formação do professor atuante, fazendo com que se realize uma reflexão sobre a prática.
Publicado
2018-02-15
Como Citar
SARTORI, Danieli; MICHELSON MARTINS, Diessica. LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE 4 E 5 ANOS: O contato sistemático e significativo com práticas de leitura e de escrita. Seminário Internacional de Alfabetização, [S.l.], fev. 2018. Disponível em: <https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/alfabetizacao/article/view/8605>. Acesso em: 17 ago. 2019.
Seção
Artigos Científico